.
 
 
As emoções e o tratamento oncológico
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/01/2024

As emoções e o tratamento oncológico

Artigo de Caroline Aguirre de Souza e Isabelle Reynoso, Psicólogas da Oncoclínicas no RS

O diagnóstico do câncer provoca uma reviravolta na vida do paciente e, para ajudá-lo a enfrentar esse processo, é importante cuidar da saúde de forma integrada, considerando em especial os fatores psicológicos. São muitas emoções que costumam surgir neste momento, entre elas medo, tristeza e angústia. Concomitante a isso vêm as mudanças na autoimagem, na rotina e nas relações familiares, na interação com os amigos, no trabalho e em todos os espaços que frequenta.

Os sinais de que a ajuda psicológica é necessária aparecem logo após a confirmação do diagnóstico. É o humor depressivo/ansioso, baixa adesão ao tratamento, limitação importante nas atividades, queixa de dor, fragilidade no sono, isolamento social e muitos outros.

Por isso, a recomendação é iniciar o acompanhamento psicológico logo após o diagnóstico de câncer, com o intuito de auxiliar ao longo do tratamento e, quando necessário, encaminhar para avaliação psiquiátrica. Com as diferentes alterações no organismo, são esperadas oscilações de humor. Logo, fortalecer o aspecto emocional é peça chave para enfrentar o adoecimento.

Nesta jornada, é importante manter uma rede de apoio ativa, pessoas próximas que estejam disponíveis para auxiliar no que for necessário. E, principalmente, dispostas a escutar as suas necessidades.

Diante de tantas mudanças, é aconselhável manter uma rotina organizada com horários para dormir, acordar, fazer refeições, bem como realizar atividade física. Essa prática é uma estratégia importante de ser adotada ou mantida, mas deve ser orientada por um profissional especializado.

É preciso cuidar do corpo e da alma. Daí a importância de o indivíduo se conectar com algo maior, com a sua existência/natureza, visando a sensação de bem-estar.

Vale lembrar que o paciente oncológico dentro da sua complexidade necessita de uma equipe multiprofissional capacitada para auxiliá-lo durante a jornada. Acolhimento, manejo de sintomas, esclarecimento de dúvidas e enfrentamento de possíveis dificuldades são algumas práticas a serem adotadas. Considerar a pessoa para além do diagnóstico contribui na promoção de um cuidado ainda mais humanizado.

Sobre a Oncoclínicas&Co

A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. 


Autor: As autoras
Fonte: Moglia Comunicação
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581