.
 
 
O futuro da saúde global
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/02/2011

O futuro da saúde global

Explorando possibilidades e alternativas de ação

'Melhorando a Saúde Global': previsão para os próximos 50 anos [Improving Global Health: Forecasting the Next 50 Years] é o título do terceiro volume da série 'Padrões do progresso potencial humano' [Patterns of Potential Human Progress - PPHP] - que usa o modelo de simulação ‘Futuros Internacionais' [International Futures' - IF] para efetuar uma prospecção do desenvolvimento humano. A série PPHP é publicada, em parceria, por três instituições: Pardee Center (situada na Universidade de Denver), Paradigm Publishers e a Oxford University Press India. A publicação busca apresentar algumas possibilidades futuras para a saúde das pessoas no mundo.

A ‘Futuros Internacionais' é uma ferramenta que permite se pensar, em longo prazo, futuros específicos para cada país, região e para o mundo. Embora seja cada vez mais utilizada na análise política, a ferramenta foi pensada inicialmente para a área educativa. Ela possibilita uma simulação computacional de sistemas globais para uso em sala de aula ou de pesquisa e pode ser usada para o ensino e o estudo de demografia, economia, alimentação, energia, ambiente, política internacional e outras questões. É especialmente adequada para a análise do desenvolvimento sustentável e para examinar as dimensões humanas da mudança global. Em cada volume PPHP, tabelas mostram previsões dinâmicas para os próximos 50 anos, em vários domínios da atividade humana, para as regiões mundiais e para 183 países. Os usuários do sistema de simulações via computador devem sempre tratar as previsões de cenários como altamente contingentes, e não como previsões.

No volume sobre saúde, os interessados poderão ver, entre outras coisas: Que resultados podemos esperar para a saúde global se considerarmos os atuais padrões de desenvolvimento humano? O que pode ser feito para que haja um futuro alternativo para o quadro anterior? De que forma esse ‘futuro melhorado' da saúde pode afetar as áreas econômicas, sociais e políticas, dos países, regiões e do mundo?

O modelo e as aplicações do sistema IF estão em constante evolução, mas desde sua criação o sistema trabalha com duas premissas básicas: (1) há um longo caminho pela frente (a previsão se estende até o ano 2100), e (2) abrange vários domínios dos sistemas humanos e sociais para 183 países (por exemplo, população, economia, saúde, educação, energia, agricultura e os aspectos dos sistemas sócios-políticos) e os efeitos de interação entre eles.

Website: http://www.ifs.du.edu/documents/pphp3download.aspx.

Autor: Redação
Fonte: RETS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581