.
 
 
Sindicato promove o I Fórum de Cooperativismo de Especialidades Médicas
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/02/2011

Sindicato promove o I Fórum de Cooperativismo de Especialidades Médicas

Evento ocorre dia 26 de março

No dia 26 de março acontecerá o I Fórum de Cooperativismo de Especialidades Médicas e suas Relações de Trabalho no Amazonas, no auditório do CRM/AM, voltado para todos os profissionais da área. O evento contará com representantes da classe médica de todo país.

Entre os participantes do Fórum estão o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Dr. Antônio Jordão, que presidirá a mesa sobre a prestação de serviços e a carreira de Estado no serviço público de saúde do Amazonas, a busca do equilíbrio, e que terá como palestrantes representantes do Ministério Público Federal do Trabalho. Já está confirmada a participação do Dr. Juberty, psiquiatra, presidente do CRM do Mato Grosso do Sul, diretor na Associação Brasileira de Psiquiatria, para compor a mesa 3.

Daqui do Amazonas, um dos participantes será a Dra. Luciana Freire de Oliveira, da Coopanest, que falará sobre a Síndrome de Burnout, um distúrbio psíquico, de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental, muito comum entre a categoria médica, principalmente, pela excessiva carga de trabalho, um dos problemas do atual sistema de cooperativas, em função da baixa remuneração praticada no Amazonas.

Outras participações aguardadas durante o Fórum será a dos secretários Municipal e Estadual de Saúde. Segundo a secretária geral do Simeam, é extremamente importante que as duas figuras máximas na saúde pública do Amazonas participem do evento. "Iremos fazer nossa parte e, portanto vamos convidá-los. Esperamos que eles possam participar, pois, acredito que o Fórum é de interesse de toda a classe médica" e do poder público, afirmou a Dra. Roselis Bitar, secretária geral do Simeam.

Além dos profissionais já citados, participarão também do Fórum representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (Fenam), da Academia de Medicina do Amazonas (AMA), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Simeam.

Sobre o Fórum

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas, Dr. Mário Vianna, serão compostas quatro mesas de debate. Cada uma terá três palestrantes, sendo um presidente, um moderador e um secretario. Os convidados terão quinze minutos, cada, para expor seus argumentos, e os debates de cada mesa serão de vinte minutos.

Para o presidente do Simeam, o Fórum será importante para discutir a situação dos mais de dois mil médicos, que trabalham no sistema de cooperativa no Amazonas. "Nos últimos anos temos sofrido com a desvalorização do nosso trabalho. Queremos buscar uma alternativa para essa situação, que se instalou aqui no Estado", desabafou. O Dr. Mário Vianna explicou ainda, que, é de extrema importância a participação dos secretários de Saúde no evento, a fim de que se promova uma situação intermediária, que tenha médicos cooperados e estatutários, trabalhando juntos. "Hoje, 100% do atendimento de emergência no Estado é feito por médicos cooperados, que não tem qualquer vínculo ou segurança para o profissional".

Autor: Redação
Fonte: FENAM

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581