Apresentação
A infância representa o período no qual estão sendo estabelecidas as bases para o comportamento alimentar. Intervir precocemente neste processo, por meio de ações educativas pode influir positivamente na formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, o conhecimento, as atitudes, comportamentos e habilidades desenvolvidas por meio de efetivos programas de saúde em escolas, academias, consultórios e restaurantes capacitam crianças e jovens a fazerem escolhas que promovem a saúde do indivíduo, da família e da comunidade.
Apesar das vantagens da educação alimentar para a promoção da saúde individual e coletiva serem bem estabelecidas, promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis representa um grande desafio para o profissional nutricionista. A proposta do curso é a compreensão do processo do consumo alimentar do ponto de vista psicológico e sociocultural, conhecendo os fatores psicossociais que influenciam este processo de decisão. Dessa forma, medidas de reeducação alimentar mais eficazes poderão ser tomadas pelo profissional formado pelo curso.
Estrutura Curricular
A estrutura curricular do curso é composta por quatro atividades acadêmicas: Infância e a Educação Infantil, Fundamentos dos Processos de Ensino-Aprendizagem, Psicologia da Criança I e Recreação Infanto-Juvenil.
Faça o download da grade curricular do curso (em formato PDF)
90844 - Infância e a Educação Infantil (60 horas/aula, área temática: Pedagogia)
Infância como construção social, histórica e cultural
A Infância e a ludicidade: brinquedo, brincadeira e educação
A Infância e a Educação Infantil: as diferentes linguagens e processos de significação no currículo
Tempos e espaços no cotidiano da escola Infantil
92100 - Fundamentos dos Processos de Ensino-Aprendizagem (60 horas/aula, área temática: Psicologia)
Processos de ensino-aprendizagem: formal e informal.
Aprendizagens e construção do conhecimento.
Inatismo, Empirismo
Psicologia Behaviorista
Psicologia Cognitivo-Comportamental
Neurociências
Construtivismo Interacionista
Epistemologia Genética - Jean Piaget
Construção do número
Psicogênese da língua escrita
Contribuições do Sócio-construtivismo - Vigotsky
Contribuições da Psicogenética - Wallon
Contribuições da Psicanálise - Freud
92095 - Psicologia da Criança I (60 horas/aula, área temática: Psicologia)
Psicologia do desenvolvimento: história, conceitos e métodos em diferentes teorias
Desenvolvimento psicossexual
Desenvolvimento psicossocial
Desenvolvimento físico e motor
Relações de objeto
Desenvolvimento do apego
Temas contemporâneos sobre a infância no contexto brasileiro
Noções de psicopatologia.
20205 - Recreação Infanto-Juvenil (60 horas/aula, área temática: Educação Física)
Introdução à recreação escolar
Folclore infantil
Folclore infantil nas atividades físicas
Atividades artísticas - recreativas
Utilização de material de sucata e alternativo
Introdução ao universo da dobradura
Didática da recreação escolar
Seleção
Formas de seleção:
O aluno deve ser diplomado em Curso Superior de Nutrição, ou ser graduando em Nutrição e ter sido aprovado nas disciplinas de Nutrição nos Ciclos da Vida II e Educação Alimentar ou em disciplinas/atividades acadêmicas equivalentes.
Diplomado: análise de currículo profissional
Graduando: análise de Histórico Escolar e de currículo profissional
Documentação necessária
Apresentar os documentos conforme o seu perfil de ingresso (Egresso do ensino médio, Graduando ou Diplomado), e atender os requisitos e/ou entregar os seguintes documentos específicos:
- Ser diplomado em Curso Superior de Nutrição. Ou ser graduando em Nutrição e ter sido aprovado nas disciplinas de Nutrição nos Ciclos da Vida II e Educação Alimentar ou em disciplinas/ atividades acadêmicas equivalentes.
- Currículo profissional (Modelo currículo profissional).
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