.
 
 
Promoção da Equidade em Saúde - Saúde da População Negra
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/09/2011

Promoção da Equidade em Saúde - Saúde da População Negra

Abertas inscrições para prêmio sobre população negra

Experiências bem sucedidas e artigos acadêmicos que contribuam para a melhoria do cuidado com a saúde da comunidade afrodescendente poderão receber o prêmio Promoção da Equidade em Saúde - Saúde da População Negra, lançado durante a 6ª Conferência Municipal de Saúde, em junho, na PUCRS.
 
Os interessados devem preencher o formulário (clique aqui) e enviá-lo para o e-mail saudepopnegra@sms.prefpoa.com.br. Todos receberão a confirmação de inscrição também por e-mail. Confira ainda o edital do concurso. O resultado será divulgado dia 6 de dezembro, e os vencedores receberão o prêmio em 16 de dezembro. Outros esclarecimentos, pelo telefone (51) 3289-2714.

Premiação - Toda a equipe do serviço de saúde onde tiver sido desenvolvida  a experiência ganhadora terá direito a certificado. Duas pessoas da equipe - uma de nível superior e outra de nível fundamental ou médio - serão contempladas com um intercâmbio com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, por cinco dias, com todas as despesas pagas. Já o autor do artigo vencedor receberá certificado e participará também do intercâmbio com a prefeitura da capital baiana.

Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre pretende estimular a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e combater o racismo, as desigualdades entre as raças e a discriminação nas instituições e nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Indicadores preocupantes - O Plano Municipal de Saúde já contém diretrizes específicas para a comunidade negra. Conforme ressalta o secretário de Saúde de Porto Alegre, Carlos Henrique Casartelli, os indicadores de saúde revelam uma preocupante desvantagem dos afrodescendentes, que estão mais sujeitos, por exemplo, à mortalidade infantil e à mortalidade juvenil - neste último caso, em razão da violência a que estão mais expostos.

O Boletim Epidemiológico 44, editado no ano passado pela Coordenadoria-Geral da Vigilância em Saúde, mostrou que  o risco de aids, sífilis, tuberculose, mortalidade materna e mortalidade de jovens por causas externas (homicídios) é  mais do que duas vezes superior para a população negra em comparação à população branca.


Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581