.
 
 
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/11/2011

Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

X SBAD acontecerá em Porto Alegre e abordará os avanços relacionados ao aparelho digestivo

De 19 a 24 de novembro, no centro de convenções FIERGS, localizado em Porto Alegre, será realizada a X Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (X SBAD), organizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). São esperados mais de cinco mil especialistas no evento que irá abordar o que há de mais novo em tratamento, prevenção e pesquisa do aparelho digestivo. 

Segundo José Galvão Alves, presidente da FBG, o evento é a melhor oportunidade para a reciclagem do gastroenterologista. “Procurarmos elaborar um programa científico voltada para a discussão das principais doenças do aparelho digestivo, focando principalmente nas novas opções de tratamento”, diz. 

Ele ressalta ainda a importância da prevenção e orientação da população.  Muitas vezes o paciente sente dores e não sabe que profissional deve procurar. “Acredito que um evento deste porte irá ajudar a divulgar a especialidade, mostrando a importância do paciente buscar um tratamento com o médico gastroenterologista”, ressalta o presidente da FBG. 

Durante o evento, serão abordados temas atuais e que acometem a população como Álcool e o aparelho digestivo, Doença de Crohn, Doença Celíaca, Doença do Refluxo Gastroesofágico, Dispepsia Funcional, conhecida como gastrite nervosa, doenças da boca, como aftas, halitose e úlceras, e Hepatite C. 

Além do debate de temas atuais relacionados à especialidade, a educação continuada, o estímulo ao jovem gastroenterologista e a atualização profissional farão parte da agenda da FBG. Abaixo, destaques para alguns temas que serão discutidos.  

O “Álcool e o aparelho digestivo” será tema de mesa redonda

O álcool é, indubitavelmente, a droga mais consumida em todo o mundo e em cada 100 consumidores excessivos, 10 apresentam doenças do aparelho digestivo, que podem ser agudas ou crônicas. As doenças agudas são ocasionadas pelo excesso pontual de ingestão alcoólica. É comum a Gastrite com náuseas e vômitos, diarreias decorrentes de lesões das células do intestino, hepatites e pancreatites agudas. 

As doenças crônicas são decorrentes do usuário frequente do álcool, que pode apresentar as doenças crônicas do fígado e as doenças crônicas do pâncreas, onde se destacam a cirrose hepática e a pancreatite crônica. “O paciente apresentar condições extremamente debilitantes, além de fatores de risco para o câncer”, explica José Galvão Alves, presidente da FBG. Ele ressalta ainda a perda da sociabilidade desses pacientes. “Geralmente não são só doentes clínicos, mas doentes de caráter emocional, já que são alcoolistas”. 

Por esses motivos e por se tratar de um alerta mundial, gastroenterologistas se reunirão durante a X SBAD, no dia 21, às 8h30, para debate e apresentação sobre as complicações do álcool com números e novas abordagens de tratamento. “Também serão abordados novos tipos de tratamento e prevenção do alcoolismo”, diz o presidente. 

Novas abordagens da Doença Celíaca

A Doença Celíaca é uma doença crônica caracterizada por resposta auto-imune em pessoas geneticamente suscetíveis, quando expostas ao glúten. Ela resulta em lesão à mucosa do intestino delgado, levando a má absorção dos nutrientes e consequente desnutrição. “É uma doença que afeta a qualidade de vida do paciente e pode levar a complicações sérias, como o risco de desenvolvimento de linfoma”, salienta Celso Mirra, gastroenterologista da FBG. 

Atualmente, a doença tem sido diagnosticada com maior frequência devido aos avanços nas condições de diagnóstico e rastreamento de possíveis casos, além do real aumento de sua incidência. No dia 21 de novembro, a Doença Celíaca será tema de discussões na XSBAD. Serão discutidos conceitos recentes, principalmente no que concerne a associações com outras condições médicas. “Um desses tópicos mais recentes é relacionado ao espectro de doenças cardiovasculares em pacientes com doença Celíaca, consequente a hiper-homocisteinemia que ocorre nos celíacos. Serão abordados conceitos atuais e perspectivas terapêuticas”, explica Celso Mirra. 

Gastropediatria: complicações atuais

Segundo a gastroenterologista Cristina Helena Targa Ferreira, membro da FBG, muitos problemas e doenças da vida adulta iniciam-se na infância e, por isso, a especialidade torna-se cada vez mais importante na prevenção das doenças e para a formação de um indivíduo adulto saudável. “As doenças do tubo digestivo e do fígado são muito frequentes atualmente. Destaque para a obesidade infantil, a doença celíaca e as alergias alimentares”, diz ela. 

As principais doenças que acometem os bebês e as crianças menores são o refluxo gastroesofágico, as alergias alimentares, a constipação e a dor abdominal. Entre as doenças do fígado estão as colestase neonatal e as hepatites de diversas causas. Em relação aos problemas nutricionais, a obesidade ocupa uma posição importante nos dias atuais. Esses problemas também afetam as crianças maiores e os adolescentes, sendo que nessas faixas etárias também podemos destacar a incidência da esofagite eosinofílica, a doença celíaca e as doenças inflamatórias intestinais. 

Doenças da boca: o que o gastroenterologista precisa saber

A boca é uma importante porta de entrada para o interior do organismo e é parte do sistema digestório devendo ser avaliada e incluída no exame físico tanto do clínico geral quanto do gastroenterologista. 

Algumas doenças são compartilhadas com o odontologista, razão da orientação médica para que sejam feitos exames odontológicos sistemáticos. Sabe-se, no entanto, que um número expressivo de brasileiros nunca foi ao dentista, em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de brasileiros pertencem a esse grupo. 

O papel do gastroenterologista é muito importante no tratamento e prevenção das doenças relacionadas a boca. As halitoses podem ter causas relacionadas a regurgitação, acalasia e câncer gástrico. A positividade do Helicobacter pylori como causa de halitose ainda é controversa na literatura médica. Os temas relacionados às doenças da boca serão discutidos no dia 19 de novembro. 

ATIVIDADES INSTITUCIONAIS 

Incentivo ao Jovem Gastroenterologista

Durante a XSBAD, no dia 23 de novembro, será entregue o Prêmio Jovem Gastro, um incentivo da Federação Brasileira de Gastroenterologia que tem como objetivo principal promover a consciência associativa do jovem especialista. Com foco no residente da área de Gastroenterologia clínica, cirúrgica, hepatologia e endoscopia digestiva, o PJG estimula a participação ativa e inovadora do jovem, fundamentada em atividades de educação continuada, esclarecimentos a respeito do mercado de trabalho e promoção de maior integração entre os núcleos formadores. 

Serão premiados os três primeiros trabalhos com o tema “Gastroenterologia na Parte Clínica”, incentivando a clínica gastroenterológica através do preparo e encaminhamento de casos clínicos. O prêmio será outorgado ao caso clínico que trouxer uma apresentação adequada associada a métodos complementares e terapêuticos que possam confirmar e elucidar a principal hipótese diagnóstica. 

Lançamentos de livros

Durante a XSBAD, a FBG irá lançar quatro livros da Coleção Monotemática. São eles:Doença do Refluxo Gastroesofágico, Doença diverticular do Cólon e suas complicações, H. Pylori e Pancreatite. Os sócios quites terão direito a retirar um livro de cada edição. A FBG procura levar aos seus associados o ensino continuado e atualização necessária para a constante evolução no aprendizado do gastroenterologista. “Entendemos que o gastroenterologista tem que dispor de um nível de conhecimento científico cultural que o credencie como um real especialista nos assuntos de sua área”, ressalta Galvão. 

Prova de Título de Especialista

No dia 21 de novembro, segunda feira, às 18h, será realizada a Prova para Obtenção de Título de Especialista da FBG. A prova baseia-se em conhecimentos gerais da especialidade com ênfase especial às afecções mais prevalentes na população. 

Segundo Luciana Dias Moretzsohn, presidente da Comissão de Título de Especialista, a Prova de Título é uma das principais ferramentas para avaliar a qualidade do profissional gastroenterologista. “O Título traduz competência médica na especialidade e, portanto, tem imenso valor”, diz Moretzsohn. 

Cada vez mais, hospitais e convênios médicos exigem o título de especialista para contratação do médico. Além disso, é crescente o número de pacientes que buscam, através do site da FBG, profissionais com esse documento de habilitação”. 

SERVIÇO:

X SBAD – Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Data: 19 a 24 de novembro

Local: Centro de Convenções FIERGS – Porto Alegre, RS

Informações: www.sbad.org.br


Autor: Bárbara Cheffer
Fonte: Phototexto

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581