.
 
 
Mestrado voltado para saúde do trabalhador: inscrições abertas
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/01/2012

Mestrado voltado para saúde do trabalhador: inscrições abertas

As inscrições vão até 27 de janeiro de 2012

A ENSP, em parceria com a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT), lançou o Mestrado Profissional em Vigilância da Saúde do Trabalhador (MP-VISAT), voltado para as regiões norte e centro-oeste do País. As inscrições vão até 27 de janeiro de 2012. O MP-VST busca responder à necessidade de formação avançada dos profissionais vinculados à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), identificada pela CGSAT, decorrente da solicitação dos Centros Regionais de Saúde do Trabalhador dos estados onde o curso será aplicado. As inscrições devem ser feitas diretamente na Plataforma Siga, mesmo local onde está disponível a íntegra do edital. 

A Vigilância foi definida como eixo do curso, em função de seu caráter estratégico para o campo da Saúde do Trabalhador, sendo articulada ao resgate das experiências adquiridas pelos serviços, à produção de conhecimento na área e ao desenvolvimento de novas práticas e processos. A estrutura do curso é orientada também no sentido da consolidação da capacidade de atuação dos profissionais na formação de novos atores e na multiplicação de experiências em Vigilância em Saúde do Trabalhador, visando à consolidação dos serviços. 

Coordenado pelas pesquisadoras da Escola Ana Maria Cheble Bahia Braga e Jussara Cruz de Brito, são oferecidas 25 vagas, destinadas a profissionais portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), vinculados à Renast por atuação direta nos Cerest dos estados da macro-região Norte e Centro-Oeste, por colaborarem com suas ações em organismos parceiros. 

O MP-VISAT tem como objetivos contribuir para a consolidação da Renast como campo de práticas diversificadas de Vigilância em Saúde do Trabalhador; desenvolver a capacidade de produção de conhecimentos e de reflexão sobre a concepção teórica de Vigilância em Saúde do Trabalhador a partir de ações específicas, frente a problemas identificados; contribuir para a articulação entre assistência, gestão, ações de promoção da saúde e vigilâncias, na lógica da integralidade; e qualificar os profissionais para o desempenho do papel de formador e difusor de experiências de Vigilância em Saúde do Trabalhador, assim como de seu referencial teórico. 

O curso terá duração de 24 meses e será desenvolvido nas instalações da FIOCRUZ em Brasília e na ENSP, dependendo do módulo, buscando-se uma alternância entre os dois locais. 


Autor: Redação
Fonte: ENSP

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581