.
 
 
Dia Mundial do Câncer: ENSP propõe ações educativas
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/02/2012

Dia Mundial do Câncer: ENSP propõe ações educativas

Em 2012, as ações propostas pelo UICC e o Instituto Nacional do Câncer são alinhadas sob a frase 'Juntos é possível', cuja intenção é incentivar todos os afetados pelo câncer

Instituído em 2005 a partir de uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) - que tenta evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre a doença, além de pressionar governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle -, o Dia Mundial do Câncer é celebrado todo dia 4 de fevereiro. Em conformidade com a proposta, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) realiza no dia 15 de fevereiro uma série de ações educativas relacionadas à data. A atividade acontece na sala de espera do CSEGSF, às 8h30, com a participação de usuários e profissionais. 

Em 2012, as ações propostas pelo UICC e o Instituto Nacional do Câncer são alinhadas sob a frase 'Juntos é possível', cuja intenção é incentivar todos os afetados pelo câncer (indivíduos, sociedade civil e governos) a assumir suas responsabilidades na redução dos números da doença. Foi com base nesse raciocínio que o Grupo de Educação e Saúde do Usuário do Centro de Saúde Escola promove o evento comemorativo do Dia Mundial do Câncer, com atividades educativas e de saúde voltadas para usuários e profissionais. 

De acordo com a nutricionista do Centro de Saúde Escola e integrante do Grupo Sueli Rosa Gama, o objetivo é promover ações de educação, promoção e prevenção da saúde no momento em que o usuário chega ao Centro de Saúde e aguarda o atendimento na sala de espera. Ela afirma que tem sido uma prática utilizar datas importantes no calendário da saúde para a realização de ações de conscientização. 

Números do câncer 


O câncer é a principal causa de morte em todo o mundo, provocando 7,6 milhões de mortes em 2008. Apesar disso, estima-se que um terço dessas mortes poderiam ter sido evitadas com mais prevenção, com detecção precoce e com os tratamentos existentes. 

A epidemia de câncer global é grande e deve aumentar. É uma doença que não conhece fronteiras, afeta ou afetará todos nós, direta ou indiretamente, durante nosso ciclo de vida. 

O custo global da inação contra o câncer excede o custo da ação. O custo do câncer para a economia mundial foi estimado em 290 milhões de dólares em 2010. Deste valor, 154 bilhões foram destinados para custos médicos. 

Estima-se que o custo global do câncer será de 458 bilhões de dólares no ano de 2030. 

Confira toda a programação: 


9h00: Palestra, vídeo e debate sobre o câncer de pele, com o Dr. Ziadir Francisco Coutinho, médico dermatologista do CSEGSF. 

8h30 às 15h00: Exposição de estandes na área interna, ao lado da sala de espera: 

Equipe de Enfermagem do CSEGSF/ ESF Manguinhos e equipe do Serviço Social do CSEGSF: Conversa sobre o câncer de mama e de colo de útero, com material educativo do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Equipe de Nutrição do CSEGSF: Conversa sobre alimentos protetores e alimentos de risco para diversos tipos de câncer, com material educativo do Inca sobre alimentação saudável. 

A Pirâmide Alimentar Brasileira: instrumento tridimensional de impacto visual que mostra a distribuição dos grupos para uma alimentação saudável, em seus aspectos qualitativos e quantitativos, com alimentos que fazem parte da nossa cultura alimentar. 

Grupo do Tabagismo do CSEGSF: Conversa sobre os efeitos do cigarro e o câncer de boca e pulmão, com material educativo. 

Câncer relacionado ao trabalho: seus agentes cancerígenos. Distribuição de material informativo educativo do Inca. 

Exposição do pôster Como evitar o câncer do colo de útero - História do câncer: atores, cenários e políticas públicas, com material de campanhas educativas de prevenção do câncer do colo do útero no Brasil, do acervo do protejo do pesquisador Luiz Antônio Teixeira e equipe da Casa de Oswaldo Cruz COC/Fiocruz. 

Entrevistas com os usuários: Será utilizado um questionário para coletar informações sobre seus hábitos alimentares e conhecimentos sobre o câncer e para obter opiniões sobre as ações educativas e de saúde nesses espaços coletivos. 

* Com informações do Instituto Nacional do Câncer


Autor: Redação
Fonte: ENSP

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581