.
 
 
PUCRS seleciona voluntários para pesquisa sobre estilo de vida e risco cardiovascular
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/02/2012

PUCRS seleciona voluntários para pesquisa sobre estilo de vida e risco cardiovascular

Prática de exercícios físicos e adoção de hábitos alimentares saudáveis contribuem para a redução dos fatores de risco, conforme estudos anteriores

A modificação do estilo de vida, com a prática de exercício físico regular e a adoção de uma alimentação equilibrada, pode contribuir para o controle e manutenção de fatores de risco para problemas cardiovasculares. A fim de validar essa premissa, o grupo de pesquisa grupo de pesquisa em Modificação do Estilo de Vida e Risco Cardiovascular, vinculado à Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), está selecionando voluntários para um novo estudo relacionando estilo de vida e risco cardiovascular.

O grupo tem realizado estudos na área desde 2006. Em torno de 150 pessoas já participaram de pesquisas anteriores.

— Os dados encontrados reforçam a importância da prática de exercício físico como parte da rotina e a adoção de hábitos alimentares saudáveis para a redução ou manutenção dos fatores de risco — destaca a professora Ana Maria Feoli, coordenadora do curso de Nutrição da PUCRS.

Ela explica que o aumento de condições como obesidade, colesterol e triglicerídios aumentados, glicose elevada e pressão alta são considerados fatores de risco para doenças cardiovasculares. O conjunto desses fatores culmina em uma clínica denominada síndrome metabólica, que aumenta as chances de doença cardiovascular. Conforme demonstram as pesquisas, a modificação do estilo de vida tem efeitos positivos na prevenção desses problemas de saúde.

Seleção de voluntários

Para o novo estudo, podem se candidatar pessoas com idade entre 30 e 59 anos, sem dificuldades para caminhar e que tenham alguma das seguintes alterações: excesso de peso, aumento da circunferência do abdômen, pressão alta, alteração de glicose, colesterol e triglicerídeos. 

Os voluntários passarão por uma entrevista com a equipe da pesquisa, que envolve nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos. Também serão feitos exames de verificação de peso, altura, circunferência abdominal, hábitos alimentares, avaliação física e psicológica, além de testes laboratoriais de glicose, colesterol e triglicerídios.

Os selecionados serão acompanhados durante um ano. Eles serão divididos em grupos, aleatoriamente, e sofrerão diferentes intervenções de rotina, baseadas na modificação do estilo de vida. Reavaliações, com os mesmos procedimentos feitos no início do estudo, serão feitas ao término dos três primeiros meses de acompanhamento e no final da pesquisa. 

Interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 3320-3938, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.


Autor: Redação
Fonte: Clic RBS / Bem-estar

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581