.
 
 
1º Simpósio Internacional de Radioterapia Pediátrica e IGRT
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/03/2012

1º Simpósio Internacional de Radioterapia Pediátrica e IGRT

Convidados internacionais participam deste primeiro evento no Brasil

O 1º Simpósio Internacional de Radioterapia Pediátrica e IGRT ­-- uma iniciativa pioneira do Centro Infantil Boldrini na América Latina --- será realizado nos dias 2 e 3 de março, no hotel Vitória, em Campinas (SP). O simpósio, realização do Centro Infantil Boldrini, da Universidade de São Paulo e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), contará com a presença dos palestrantes internacionais Carolyn Freeman, do Canadá; Karen Dieckmann, da Áustria; Arnold C. Paulino,   Shannon M. Macdonald, Stephanie Therezakis, dos EUA; Jan Jakob Sonke, da Holanda; e Thierrry Gevaert, da Bélgica.

Cinco dos convidados internacionais são especializados em radioterapia pediátrica, como a doutora Carolyn Freeman, da Universidade McGill, que abordará tópicos importantes da oncologia e com alta incidência em crianças, como tumores do sistema nervoso. Ela foi premiada pela Sociedade Americana de Radioterapia em 2011 pelo benefício que suas publicações científicas trouxeram à radioterapia, segundo a doutora Rosângela Villar, responsável pela Radioterapia do Boldrini e organizadora do simpósio.

Outra neoplasia com grande incidência em crianças e adultos jovens, o Linfoma Hodgkin, será apresentada pela doutora Karen Dieckmann, da Universidade de Viena e membro do Grupo Alemão-Austríaco para o Tratamento da Doença de Hodgkin (GPOHD). “Este grupo foi pioneiro em estudar a redução de dose de radioterapia em crianças para minimizar efeitos tardios. A pratica se tornou segura e com ótimos resultados sendo posteriormente aplicada ao tratamento de adultos”, diz a doutora Rosângela.

As novas tendências no tratamento do tumor de Wilms é o tema da palestra do doutor Arnold C. Paulino, da Universidade de Houston, EUA, que faz parte da comissão central do Grupo Americano para tratamento desta doença. Ele é um estudioso dos efeitos adversos da radiação em crianças.

Os benefícios do uso de radioterapia com prótons em crianças será apresentado pela doutora Shannon M Macdonald, Massachussets General Hospital (MGH) de Harvard, “centro americano com a maior experiência nesta sofisticada tecnologia. Embora seja uma tecnologia cara, possui características físicas da radiação de especial interesse para uso em crianças”, diz a doutora Rosângela. A doutora Stephanie Therezakis, do Johns Hopkins Hospital, renomado hospital americano com atuação expressiva no tratamento do câncer, fará palestra sobre Tumor de Ewing.

O físico Jan Jakob Sonke, do Instituto do Câncer de Amsterdã, na Holanda (NKI-AVL), fará palestra sobre radioterapia guiada por imagem (IGRT). Segundo a doutora Rosângela, Jakob “possui grande expressão em pesquisa e participou do desenvolvimento de equipamentos para radioterapia guiada por imagem  IGRT, e tem vários capítulos  publicados sobre IGRT. E frequentemente  convidado para falar sobre  o assunto nos maiores congressos de radioterapia da ASTRO e do ESTRO”.  A experiência em radiocirurgia e o uso do IGRT para tratamento de tumores cerebrais na infância e no adulto jovem serão abordados pelo doutor Thierry Gevaert, da Universidade de Bruxelas, Bélgica.

“A radioterapia em crianças e adolescentes exige medidas de prevenção ou minimização dos efeitos secundários da radiação. A ênfase será dada nas segundas neoplasias, alterações do crescimento e desenvolvimento, como também questões relacionadas à fertilidade. Novas tecnologias e radioterapia guiada por imagem são de relevância na Medicina moderna e serão abordadas pelos especialistas nacionais e internacionais”, afirma a oncologista Silvia Brandalise, presidente do Boldrini.

Desde 2010 o Boldrini utiliza a radioterapia guiada por imagem (IGRT), a mais moderna tecnologia em radioterapia e no combate ao tratamento do câncer. “O aparelho de radioterapia consegue também gerar uma tomografia imediatamente antes ao tratamento, permitindo reposicionamento do paciente e direcionando o foco de radiação ao centro do tumor, alem disto, estas imagens permitem o acompanhamento da doença e ao se detectarem modificações no tamanho do tumor. A terapia pode ser totalmente reprogramada, diminuindo os efeitos colaterais e aumentando o efeito terapêutico”, diz doutora Rosângela.

Podem participar do Simpósio especialistas clínicos, incluindo oncologistas, hematologistas, radioterapeutas, pesquisadores clínicos, enfermagem, físicos, técnicos de radioterapia e demais profissionais da saúde interessados na radioterapia de crianças e adolescentes.

A taxa de participação até o dia do evento é de 70,00 reais para técnicos; 150,00 reais para residentes e alunos; 200,00 reais para físicos; e 350,00 reais para profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, pesquisadores clínicos). No valor da taxa estão incluídos a participação nas sessões científicas, mesas-redondas, simpósios e créditos de Educação Continuada.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever pelo site do Boldrini (www.boldrini.org.br). Os contatos sobre a inscrição também podem ser feitas pelo e-mail: simposiort@boldrini.org.br e pelos telefones: (19) 3787-5001 / (19) 3787-5004 / (19) 3787-5016.

 Boldrini

O Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico de Campinas, referência latino-americana, há 34 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas (hemofilia, talassemia e anemia falciforme). Atualmente, o Boldrini trata cerca de 7 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) via SUS. É considerado um dos centros mais avançados do país, que reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer. www.boldrini.org.br.


Autor: Redação
Fonte: Singular Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581