.
 
 
Curso orienta sobre segurança em hospitais e clínicas
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/05/2012

Curso orienta sobre segurança em hospitais e clínicas

Evento irá ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de maio

A possibilidade de ocorrência de erros e acidentes é inerente a qualquer atividade humana, mas em setores como o de saúde, que lidam com a vida, esse risco deve ser reduzido ao mínimo. Um estudo realizado nos EUA aponta que 20% das ações legais que representaram custos para os hospitais envolveram quedas e escorregões de pacientes. Para por em prática ações de prevenção de riscos, principalmente nas áreas fechadas de hospitais e clínicas, o Consórcio Brasileiro de Acreditação - instituição que representa com exclusividade no Brasil a Joint Commission International, maior agência de qualidade e saúde do mundo – promove nos próximos dias 24, 25 e 26, o curso Gestão da Segurança em Estabelecimento de Saúde – Ambiente e Segurança em Áreas Fechadas, importante ferramenta de apoio aos gestores de instituições de saúde.

Para enfermeira Kátia Moreira, esse tipo de gestão visa, sobretudo, a melhor administração da estrutura física, dos equipamentos e das pessoas, estabelecendo ações de segurança para reduzir acidentes. “Os eventos adversos podem ter diversas origens, como física, química, biológica, ergonômicas, mecânicas, locais, ou mesmo operacional. Por isso, deve haver um planejamento e monitoramento constantes, além de educação de profissionais, pacientes e acompanhantes a respeito das regras e regulamentos de segurança”, defende a especialista.

Um ponto importante que deve ser observado na gestão da segurança é o correto uso dos equipamentos. Estudos realizados pelo Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora do setor de saúde do EUA, mostram que as doses recebidas por pacientes submetidos a raios X de tórax são maiores que as necessárias, dependendo do local onde realizam tais exames. Em média, de 15% a 50% dos equipamentos inspecionados não estariam em conformidade com as especificações normalizadas para a segurança do paciente. Outro estudo da agência aponta que 30% das complicações em Unidades de Tratamento Intensivo foram devidas ao mau uso dos equipamentos médicos.

Para as instituições acreditadas com metodologia da Joint Commission International (JCI), uma das mais importantes instituições acreditadoras do mundo, a Gestão da Segurança já é um processo incorporado às rotinas, por meio de padrões, normas e critérios de avaliação definidos pelos Manuais de Padrões da JCI.

Kátia Moreira conta que o curso Ambiente e Segurança em Áreas Fechadas tratará a respeito das principais linhas e conceitos do Gerenciamento de Risco em áreas fechadas, discutirão os principais tópicos que envolvem a segurança do paciente, permeando também a segurança dos colaboradores. “Áreas fechadas como UTIs, Emergência, Centro Cirúrgico e Radiologia demandam uma atenção especial em relação à segurança no atendimento, desde o projeto dos espaços até a garantia do funcionamento correto de equipamentos”, explica Kátia. “A mesma atenção deve ser direcionada a áreas de suporte, como Manipulação de Quimioterápicos, Manipulação de Nutrição Parenteral e Enteral, Alimentação e Nutrição e Hemoterapia”, sublinha.

Com uma carga horária de 36 horas, o curso acontece na sede do CBA, entre os dias 24 e 26 de maio. O CBA fica na Rua São Bento, 13, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro. Para saber mais informações ou efetuar sua inscrição, acesse o site www.cbacred.org.br ou entre em contato pelos telefones (21)3299-8241 ou 3299-8202 ou ainda através dos e-mails ensino@cbacred.org.br ou eventos@cbacred.org.br. 


Autor: Marcelo Egypto
Fonte: SB Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581