.
 
 
Lançada 2ª edição do prêmio em saúde da população negra
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/08/2012

Lançada 2ª edição do prêmio em saúde da população negra

Premiação é para projetos e artigos pela melhoria de indicadores de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abre no próximo dia 27 as inscrições para a segunda edição do prêmio Promoção da Equidade em Saúde – Saúde da População Negra, que poderão ser feitas até 4 de novembro. A premiação é organizada em parceria com o Ministério da Saúde e dividida em duas categorias: uma para experiências bem-sucedidas que estejam contribuindo para melhorar a atenção à saúde da população negra e outra para artigos acadêmicos sobre o tema, com foco nos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site - clique aqui - e enviá-la para o e-mail saudepopnegra@sms.prefpoa.com.br.

Na categoria experiências exitosas, poderão participar unidades públicas e privadas de saúde, clínicas e hospitais, entre outros serviços. Serão selecionados em uma primeira etapa três projetos, que serão validadas depois de visitas, dia 6 de novembro, às unidades onde eles foram implantados.

A categoria artigos acadêmicos será aberta a gestores, trabalhadores e conselheiros de saúde, pesquisadores, integrantes de movimentos sociais e estudantes, entre outros. O resultado final do concurso será divulgado em 8 de novembro. Dia 20 do mesmo mês, ocorrerá a cerimônia de entrega dos prêmios.

Intercâmbio


Os ganhadores das duas categorias participarão de um intercâmbio com Moçambique (África), com despesas cobertas pelo Ministério da Saúde. Para o vencedor da categoria experiências exitosas, a estadia será de sete dias, com direito a viajar acompanhado de duas pessoas integrantes da equipe responsável pelo projeto, sendo uma de nível superior e outra de nível médio ou fundamental. Todos os membros da equipe da unidade onde foi desenvolvido o trabalho obterão certificados, e o serviço de saúde receberá uma placa referente à premiação. Para o autor do artigo acadêmico vencedor, o intercâmbio em Moçambique terá duração de cinco dias.

Além disso, a Gerência Distrital de Saúde que tiver o maior número de trabalhos inscritos terá direito a indicar uma pessoa para participar do intercâmbio em Moçambique. E todos os trabalhos selecionados para a segunda fase do julgamento serão publicados pela SMS e amplamente divulgados.

Vulnerabilidade


Criada no ano passado pela SMS, como incentivo à implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a premiação se justifica pelo fato de que essa comunidade tem apresentado condições de saúde desiguais em relação à população branca em todo o Brasil. Os indicadores apontam que os afrodescendentes estão mais sujeitos à aids, sífilis, tuberculose, mortalidade materna e mortalidade entre jovens. De acordo com o livro “Olhares Sobre a Equidade em Saúde: Elementos a Cerca da Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em Porto Alegre”, os riscos, em todos esses casos, chegam a ser mais que o dobro para negros em comparação aos brancos.

Para melhorar os indicadores, a SMS vem capacitando profissionais de saúde para atuarem pela mudança de atitude frente aos problemas da população negra e inclui no Plano Municipal de Saúde normas específicas para atenção a essa comunidade. Estas e outras iniciativas tomadas pela SMS contam com a participação do Movimento Negro. 


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581