.
 
 
Em 2025, o Brasil será o sexto país em número de idosos, com 34 milhões de pessoas na terceira idade
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/09/2012

Em 2025, o Brasil será o sexto país em número de idosos, com 34 milhões de pessoas na terceira idade

E expectativa média de vida de 80 anos

A cardiologia na terceira idade, suas peculiaridades e cuidados serão tema do encontro II Diretriz em Cardiogeriatria da SBC, que a Regional Campinas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) vai promover, no dia 11 de setembro.

“Todo cardiologista deve estar preparado para atender e tratar o idoso, que é o público mais vulnerável a derrame cerebral e ao infarto, além das doenças crônico-degenerativas, como as cardiovasculares”, afirma o presidente da Regional, Dr. Juliano de Lara Fernandes.

Um levantamento realizado pelo Datafolha, no Estado de São Paulo, há cerca de três anos, revelou que poucos idosos estão preocupados ou evitando fatores de risco determinantes para a ocorrência de um evento cardiovascular em uma faixa etária muito crítica. 92% dos entrevistados com mais de 60 anos não citaram o sedentarismo, diabetes ou ingestão de gorduras como fatores de risco para o coração. A hipertensão também não foi considerada importante pela população paulista: 74% não relacionaram a pressão alta com um infarto ou derrame. No caso do colesterol essa porcentagem foi ainda maior: 87% não fizeram a relação entre doenças cardiovasculares e esse fator de risco.

A maioria dos entrevistados da terceira idade (72%) também não relacionou o tabaco como maléfico para o coração. A má alimentação e a obesidade não foram consideradas relevantes por 89% dos entrevistados. Outros 83% não falaram que o estresse e a depressão podem afetar a saúde cardiovascular e 99% não fizeram qualquer relação entre o nervosismo e as doenças do coração.

O principal objetivo da SOCESP é manter preparados os médicos cardiologistas e demais especialistas envolvidos no tratamento deste segmento da população para atender ao crescente número de pessoas com 60 anos ou mais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025, teremos 15 vezes mais pessoas nesta faixa etária que em 1950. No mesmo período, a população brasileira terá aumentado cinco vezes.

As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser feitas pelo site www.socesp.org.br ou pelos telefones (11) 3179-0039 e (11) 3179-0049.

Serviço:

II Diretriz em Cardiogeriatria da SBC
Data: 11 de setembro de 2012
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas
Endereço: Rua Delfino Cintra, 63 – Centro
Inscrições: www.socesp.org.br ou pelos telefones (11) 3179-0039 e (11) 3179-0049

* Acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à SOCESP com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade. Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro. 


Autor: Redação
Fonte: DOC Press Comunicação – SOCESP

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581