.
 
 
Combate às nutropatias será debatido em Congresso Médico
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/10/2012

Combate às nutropatias será debatido em Congresso Médico

Especialista estuda o uso dos nutrientes na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e câncer em idosos e no combate ao envelhecimento precoce

Na palestra Erro alimentar, Nutropatias e Envelhecimento, o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, doutor em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de pós-graduação em Nutrologia da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), vai explicar o papel da alimentação e suplementação na prevenção e tratamento de doenças da terceira idade, destacando que os erros alimentares causam a chamada Síndrome Metabólica, conjunto de nutropatias como, a obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, elevação das gorduras sanguíneas e ácido úrico que, segundo a ABRAN, está diretamente relacionada às doenças cardiovasculares.

O objeto de estudo do especialista, que será apresentado no II Congresso Latino-Americano da World Society of Anti-Aging Medicine (WOSAAM), que acontece de 19 a 21 de outubro, em São Paulo, é o papel dos nutrientes na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e câncer, por exemplo, que têm relação com erros alimentares.

O médico defende que a alimentação correta ajuda a prevenir essas e outras doenças relacionadas à idade como osteoporose, hipertensão e diabetes, por exemplo. Mas alerta que a absorção de nutrientes pelos mais velhos tende a ficar lenta, o que reduz o efeito positivo de uma dieta balanceada. Para corrigir esse problema, incentiva a suplementação nutricional. “Idosos com maior dificuldade de absorção devem ser tratados com suplementos injetáveis, como as vitaminas D e B12. A medida vai auxiliar no combate aos radicais livres e recuperar as defesas naturais do organismo”, esclarece.

Combatendo às nutropatias e o envelhecimento

Werutsky baseia seu trabalho no antigo ditado popular ‘você é o que você come’. O nutrólogo garante que a prevenção, e até mesmo a cura para muitas doenças, está no ‘prato’. E que a vida moderna mudou para pior o estilo alimentar, principalmente da população ocidental, que passou a priorizar alimentos de preparo e consumo rápidos como os fast foods. “Esses produtos têm quantidades excessivas de gorduras, açúcar branco e sal, que abrem caminho para que a síndrome metabólica se instale”, salienta. O médico explica ainda que, com a produção excessiva de insulina, desencadeada pela síndrome metabólica, o organismo passa a liberar radicais livres na corrente sanguínea em quantidades acima do normal.

Como consequência, as células são danificadas e mortas precocemente.

Werutsky explica que quando uma pessoa com os fatores de risco para a síndrome metabólica chega aos 60 anos, os riscos para doenças cardiovasculares e câncer aumentam exponencialmente, se comparados a indivíduos da mesma faixa etária que vinham adotando um estilo de vida saudável. “A pessoa portadora da síndrome metabólica é como uma bomba relógio programada para explodir”, compara o nutrólogo.

A palestra Erro alimentar, Nutropatias e Envelhecimento está programada para o dia 20 de outubro, às 11 horas. Para saber mais sobre o II Congresso Latino-Americano da World Society of Anti-Aging Medicine (WOSAAM), acesse o site www.regencyeventos.com.br/evento/index.php?cod_eventos=23&cod_idiomas=1


Autor: Marcelo Egypto
Fonte: SB Comunicação - Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581