.
 
 
ADJ Diabetes Brasil e Sindusfarma lançam maior curso em ambiente online de Aprimoramento em Diabetes
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/10/2012

ADJ Diabetes Brasil e Sindusfarma lançam maior curso em ambiente online de Aprimoramento em Diabetes

A primeira fase do projeto foi o maior treinamento presencial de farmacêuticos do mundo e capacitou 1.900 pessoas em 18 meses

Com o objetivo de capacitar farmacêuticos para o controle e tratamento de pacientes com diabetes, a ADJ Diabetes Brasil está promovendo o curso on-line “Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos” (Aprifarma). As inscrições já estão abertas e a iniciativa começa em novembro.

O intuito é atingir mais de 60 mil farmacêuticos no país. A ADJ Diabetes Brasil (ADJ) tem parceria com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), do Conselho Federal de Farmácia (CFF), do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) e do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), e com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar) e Sociedade Brasileira de Diabetes.

A capacitação permitirá ao farmacêutico das diversas áreas de atuação o aprendizado dos conteúdos utilizando a mais adequada tecnologia disponível em e-learning, que inclui recursos multimídia associados ao acompanhamento por monitores especializados. Na plataforma do Aprifarma, haverá ferramentas de comunicação que permitirão que o aluno aprenda em seu tempo livre, necessitando apenas de um computador com conexão à internet.

A ideia de promover um curso específico em diabetes para o farmacêutico surgiu da iniciativa de Sergio Metzger, coordenador geral do Aprifarma e presidente área governamental da IDF para a América Latina, logo após a edição da RDC 44/2009 pela Anvisa. A norma estabeleceu critérios para prestação de serviços farmacêuticos, dentre os quais, a glicemia capilar. No entanto, para a prestação de um serviço com melhor qualidade, havia a necessidade de conhecimento de suas peculiaridades.

O diferencial desta capacitação é que os tutores são profissionais de saúde que trabalham e têm larga experiência em diabetes. “Abordaremos o diabetes de maneira global, desde noções gerais de diabetes mellitus (DM), modalidades de tratamento para os diferentes tipos de DM, complicações agudas e crônicas do diabetes e monitorização da glicemia”, acrescentou José Vanilton de Almeida, coordenador educacional do Aprifarma.

O programa prévio educacional irá abordar o Diabetes Mellitus, desde noções gerais, incluindo conceito, classificação, fisiopatologia, fatores de risco, epidemiologia, critérios para diagnósticos, sintomas, formas de tratamentos para DM1 e DM2, interações medicamentosas, complicações e técnicas de monitorização e de insulinização. O programa está dividido em módulos com perguntas específicas, para revisão sobre retenção dos conteúdos e com uma prova ao final para certificação. Serão avaliadas as possibilidades para a realização de Oficinas presenciais por região, onde serão explorados os aspectos mais práticos da monitorização glicêmica e da insulinização.

Segundo Sergio Metzger, “o farmacêutico é o profissional da saúde que tem a maior frequência de contato com o paciente diabético. Seu papel como educador pode ser desempenhado por meio de orientação do paciente nos mais diferentes aspectos da doença e, em particular, em relação ao uso racional de medicamentos”.

 

“O farmacêutico atua como educador, não apenas em relação ao diabetes, mas em relação a outras doenças, principalmente, aquelas de alta prevalência na população. Este novo conceito será a alavanca que impulsionará a profissão e a importância das farmácias a patamares mais elevados junto à comunidade e aos demais profissionais da área de saúde. Portanto, ganha o paciente que tem seu diabetes e/ou dislipidemia detectado mais precocemente, a farmácia recebe um cliente fiel, o médico ganha um novo paciente, o laboratório que passa a receber um novo paciente, e todo o sistema de saúde, para o qual o custeio decorrente do diagnóstico tardio é muito mais elevado”, aponta Sergio.

As inscrições têm o custo de R$35,00 e podem ser feitas por meio do portal:http://aprifarma.adj.org.br, ou envio do email para Fabricia: aprifarma@adj.org.br.

 

Sobre a ADJ

Fundada em 10 de março de 1980, a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A ADJ busca também favorecer a qualidade de vida.

Atende as pessoas portadoras de todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe sócio-econômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, nutricionista, enfermeira e voluntários (portadores de diabetes ou familiares).

Sobre o Sindicato da Indústria dos Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma)

É a primeira entidade associativa do setor industrial farmacêutico no Estado de São Paulo. Fundado em 26 de Abril de 1933 por um grupo de idealistas para defender os interesses de uma categoria então emergente, responsável pela fabricação e importação de medicamentos, congrega atualmente em seu quadro associativo empresas que produzem cerca de 80% de medicamentos no Brasil e empregam aproximadamente 60 mil profissionais.

No rol de suas atividades constam a firme defesa das causas da indústria farmacêutica paulista e brasileira, a eficiente prestação de serviços aos seus associados, a contribuição para o desenvolvimento dos profissionais do setor, a permanente atenção sobre a legislação e regulamentação sanitária e sindical-trabalhista, econômica e tributária, a contribuição com os órgãos governamentais, a negociação de convenções coletivas de trabalho com as entidades das categorias profissionais e trabalhadores em geral, a definição e concessão de benefícios aos trabalhadores de nosso setor, entre outras.

Sobre a Federação Internacional de Diabetes (IDF):

IDF é a sigla em inglês para Federação Internacional de Diabetes, organização que congrega mais de 200 associações de diabetes em mais de 160 países. Representa as pessoas com diabetes e/ou que têm risco de desenvolver. A Federação é líder da comunidade em diabetes desde 1950 e principal organização mundial a ditar as diretrizes para o diabetes. Sua missão é promover os cuidados em diabetes, prevenção e cura em todo o mundo. A campanha Unidos pelo Diabetes tem reconhecimento, desde 2006, pela Organização das Nações Unidas e tem seu Dia Mundial pelo Diabetes comemorado em 14 de novembro. 


Autor: Redação
Fonte: AnimaPress

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581