.
 
 
2º Simpósio Anual do Núcleo de Oncologia Torácica do Instituto COI
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/03/2013

2º Simpósio Anual do Núcleo de Oncologia Torácica do Instituto COI

O encontro tem caráter multidisciplinar e conta com especialistas de diversas áreas, com atuação em oncologia torácica

O Grupo COI - de diagnóstico, tratamento e prevenção ao câncer - realiza o 2º Simpósio Anual do Núcleo de Oncologia Torácica do Instituto COI. Durante os dias 22 e 23 de março, o Hotel Windsor Barra recebe médicos renomados, do Brasil e exterior. Ao longo do evento serão discutidos temas relevantes e atuais relacionados ao diagnóstico, perfil epidemiológico e molecular, além de tratamento das principais neoplasias torácicas.

O encontro tem caráter multidisciplinar e conta com especialistas de diversas áreas, com atuação em oncologia torácica. Participam 150 médicos das especialidades: oncologiaclínica, cirurgia de tórax, pneumologia, radiologia, radioterapia, neurocirurgia e de patologistas clínicos e moleculares.

Na sexta-feira, dia 22, serão apresentados quatro painéis. O primeiro, sobre o método de diagnóstico EBUS, contará com a explanação do pneumologista George Eapen, do MD Anderson Cancer Center, nos EUA, e mediação de Mauro Zamboni. Em seguida, Ritsuko Komaki, também do MD Anderson, falará sobre o Papel da Radioterapia Contemporânea na Oncologia Torácica, com a participação de Lisa Morikawa, chefe do serviço de radioterapia do Grupo COI. Para o terceiro painel, Paula Ugalde, do Hospital Santa Casa de Salvador apresenta novidades sobre videocirurgia, com comentários de Anderson Nassar, atual presidente da Sociedade de Cirurgia Torácica do Rio de Janeiro. Finalizando o primeiro dia do evento, Rogerio Lilenbaum, oncologista clínico do Yale Cancer Center – EUA, apresenta palestra sobre os desafios da era da terapia personalizada do câncer de pulmão, com mediação do Dr. Mauro Zukin, diretor técnico do Grupo COI.

No segundo dia do evento, dia 23, serão apresentados painéis, com discussões práticas de casos clínicos de neoplasias torácicas, com foco multidisciplinar. Serão abordados temas atuais e controversos, como o manejo de metástases cerebrais, abordagem do câncer de pulmão inicial e localmente avançado e as novidades sobre a terapia personalizada na doença metastática. Participarão desses debates diversos especialistas, de destaque nacional, como os oncologistas clínicos Dr. Gilberto Castro, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e Dra. Clarissa Mathias (de Salvador- BA), os radioterapeutas do ICOI Lisa Morikawa, Guilherme Gondim e Márcio Reisner, os oncologistas clínicos do ICOI e INCA Clarissa Baldotto, Mauro Zukin, Tatiane Montella, Luiz Henrique Araujo e Carlos Gil Ferreira, o neurocirurgião do INCA Janio Nogueira, os especialistas em imagem José Hugo e José Leite, e os cirurgiões de tórax, Anderson Nassar, Aureliano Sousa, do INCA, e Riad Younes, do Hospital São José (SP). Também contribuirão para o debate o pneumologista Luiz Paulo Loivos, atual presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ), a patologista clínica do INCA, Fabiane Macedo e o patologista molecular, Dr. Mariano Zalis, do Laboratório Progenética.

As atividades práticas encerram o simpósio, na tarde do dia 23. Os médicos são divididos em três grupos, de acordo com o grau de interesse: videocirurgia, oncologia clínica, radioterapia e pneumologia.

Sobre o Núcleo de Oncologia Torácica do Grupo COI

O Núcleo de Oncologia Torácica (NOT) surgiu em 2010 com o objetivo de tornar o Grupo COI uma referência nacional e internacional no tratamento de neoplasias malignas torácicas. O grupo investiu na formação de uma equipe qualificada, agregando referências nacionais no campo da oncologia torácica.

Seus membros possuem ampla experiência em pesquisa clínica, que aliada à estrutura do Instituto COI, permite ao NOT oferecer estudos clínicos com medicamentos experimentais promissores. As técnicas estão dentro de padrões internacionais da ética e das boas práticas clínicas.

O Grupo COI investe em tecnologia de última geração. Prova disso é a compra da Truebeam. O equipamento de radioterapia, primeiro da América do Sul, estará na unidade de Botafogo que o grupo inaugura no início de 2014. 


Autor: Redação
Fonte: FSB Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581