.
 
 
Médicos de 4 países vêm à Capital aprender novos métodos de cirurgia em aneurismas
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/03/2013

Médicos de 4 países vêm à Capital aprender novos métodos de cirurgia em aneurismas

Os especialistas presenciam 3 operações em avançado centro cirúrgico

Nestas quinta e sexta-feira (14 e 15 de março), 15 médicos do Uruguai, Argentina, Costa Rica, Escócia e Brasil vão ocupar a sala híbrida do Centro Cirúrgico do Hospital Mãe de Deus (rua José de Alencar, 286), em Porto Alegre, durante a realização de três cirurgias de alta complexidade.

As intervenções delicadas e minimamente invasivas (sem abrir o corpo do paciente), fazem parte das aulas práticas do "workshop" Latino Americano sobre cirurgia endovascular nos aneurismas da aorta. Sob coordenação do Dr. Eduardo Keller Saadi, Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e Centro da Aorta do Sistema de Saúde Mãe de Deus, os especialistas vão conhecer “ao vivo” métodos avançados de tratamento dos aneurismas da aorta abdominal.

A programação teórica do treinamento científico compreende conferências e discussão de casos de difícil solução. As atividades do 1º dia começam às 10h e terminam às 17h. À tarde, será operado um obeso de 140 kg. Na sexta-feira, o período do curso vai das 10h e às 14h. Pela manhã será realizada cirurgia num paciente idoso que, além da lesão na aorta, tem outros problemas de saúde. Uma senhora de 87 será submetida, à tarde, à intervenção de um aneurisma complexo na sala híbrida.

1º Workshop Latino Americano Anaconda

Coordenador: Dr Eduardo Keller Saadi – cirurgão cardiovascular
Datas: 14 e 15 de março
Horário: Dia 14 – das 10h às 17h (uma cirurgia à tarde)
Dia 15 – das 9h ás 14h (uma cirurgia pela manhã e uma cirurgia à tarde)
Local: Hospital Mãe de Deus (R José de Alencar, 286 ), Porto Alegre

Aneurisma de Aorta Abdominal

A aorta é a maior e principal artéria do organismo que leva sangue para todo o corpo humano. Nasce no coração, desce pelo tórax e abdômen. Seu calibre normal é de 2cm de diâmetro. Quando algum ponto torna-se mais frágil, aumenta de tamanho, dando origem a uma dilatação. Ao atingir o diâmetro de 3cm ou mais, está instalado o aneurisma. Como um balão de festa, quanto mais inflado, mais esticadas ficam as paredes da aorta e mais chances têm de estourar. Menos de 50% dos pacientes em ruptura chegam vivos ao hospital. É uma das principais causas de morte súbita.

Sala Híbrida

O espaço é um conceito moderno da medicina no tratamento de doenças cardiovasculares complexas. Os equipamentos de imagem de última geração permitem agregar diferentes procedimentos em um mesmo ambiente. Reúne as melhores condições de imagem de um laboratório de hemodinâmica com todas as facilidades de monitorização, assepsia, iluminação e instrumental de um centro cirúrgico. Ali, médicos de diversas especialidades formam uma equipe multidisciplinar capaz de aplicar seus conhecimentos na busca dos melhores desfechos clínicos. 


Autor: Beth Nunes
Fonte: Beth Nunes

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581