.
 
 
Congresso de Cardiologia debaterá, pela primeira vez, espiritualidade e coração
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/09/2013

Congresso de Cardiologia debaterá, pela primeira vez, espiritualidade e coração

Organização Mundial da Saúde prevê que estresse e depressão vão liderar morte no mundo e cardiologistas se preparam

O alerta da Organização Mundial da Saúde – OMS – prevendo que a depressão se transforma no maior gatilho para a morte e incapacitação nos próximos anos, associando-se a infarto e acidente vascular cerebral, levou o 68º Congresso Brasileiro de Cardiologia a incluir o tema ‘Espiritualidade e Medicina Cardiovascular’ entre os assuntos a serem analisados e debatidos. O evento, maior foro científico da especialidade, começa no próximo sábado, dia 28, no Riocentro.

“Nos Estados Unidos 80% das faculdades de Medicina incluem a cadeira opcional ‘Espiritualidade e Saúde’ formalmente no currículo, contra apenas três no Brasil”, explica o cardiologista Álvaro Avezum, que preside o GEMCA – Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da SBC. O grupo da Sociedade Brasileira de Cardiologia se propõe a conduzir pesquisas epidemiológicas e clínicas para avaliar cientificamente espiritualidade e doença cardiovascular.

Cardiologistas integrarão amostragem

Avezum vai anunciar durante a mesa-redonda sobre o tema, no sábado, 28, às 15 horas, no auditório 8, que começará a pesquisa com os próprios cardiologistas. No início do ano os especialistas do Brasil inteiro receberão uma enquete para avaliar: espiritualidade e religiosidade e, principalmente, com que frequência seus clientes cardiopatas fazem perguntas relacionados ao tema e se pode ou não ajudar na melhoria dos sintomas e impacto em redução de eventos cardiovasculares.

“A maioria dos médicos tem sido questionados sobre o tema nos seus consultórios”, diz Avezum, e a mesa-redonda vai discutir alguns aspectos do assunto, com conferências como “o contraponto: porque não usar o paradigma da espiritualidade em Medicina Cardiovascular?”, “Espiritualidade no cuidado do paciente, quando, como e porquê?” e “Mecanismos de adoecimento sob o paradigma da espiritualidade”.

Mudança na mortalidade

Álvaro Avezum mostra que nas últimas décadas mudou o perfil da mortalidade no mundo inteiro. Vencidas as doenças infecciosas, que causavam grande mortalidade principalmente na infância, os fatores de risco como obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão fizeram com que a doença isquêmica do coração e os AVC (derrames) assumissem a liderança como causa de morte. “Nos anos recentes a Medicina tem conseguido importantes vitórias graças à prevenção, principalmente”, lembra.

“A Organização Mundial da Saúde alerta que a partir de 2030 devemos esperar a depressão e o estresse como principal causa de óbito”, diz ele, “evidentemente não a depressão sozinha, mas com alguma comorbidade ou como fator preditor provável do infarto e do derrame”. E é nesse contexto, diz o médico, que a espiritualidade, os sentimentos associados à solidariedade, uma melhor qualidade de vida decorrente da maior tranquilidade e do combate à ansiedade são importantes.

A Medicina reconhece que a espiritualidade é um fator positivo, e Avezum insiste que com isso não quer dizer religiosidade, tanto que no grupo há cardiologistas de diferentes afiliações religiosas, ateus e agnósticos, todos empenhados em buscar comprovações científicas de como a espiritualidade age.

O médico antecipa que chegará um dia no qual, da mesma forma que hoje um cardiologista recomenda que o paciente pare de fumar, vai dizer ao paciente “que precisa conviver com sentimentos positivos, ter uma vida mais ‘light’, menos agitada e ansiosa, pautada em solidariedade, não necessariamente afiliação religiosa, mas apaziguar-se para conseguir melhor qualidade de vida e ter menos chance de ter uma doença cardiovascular”.

Serviço:

68º Congresso Brasileiro de Cardiologia

Local: Riocentro
Endereço: Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro

Datas: 28 de setembro a 01 de outubro de 2013

Informações: http://congresso.cardiol.br/68


Autor: Redação
Fonte: DOC Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581