.
 
 
Evento reúne especialistas de todo o mundo para debater os avanços no tratamento da surdez
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/10/2013

Evento reúne especialistas de todo o mundo para debater os avanços no tratamento da surdez

IV Simpósio Internacional em Implantes Cocleares trará palestras e mesas redondas sobre as últimas novidades na área

Mais de 70 especialistas de destaque nacional e internacional participarão do IV Simpósio Internacional em Implantes Cocleares (IV SIIC), que acontece entre os dias 10 e 12 de outubro no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Os implantes cocleares são o que há de mais moderno para o tratamento da surdez profunda bilateral e o HCPA foi o primeiro hospital do sul do país a realizar um implante coclear multicanal.

A surdez em vários graus afeta aproximadamente 10% da população e custa à sociedade cerca de 56 bilhões de dólares por ano. Entre as opções de tratamento estão os medicamentos, a cirurgia, as próteses acústicas para perdas moderadas e severas e os inovadores implantes cocleares. Segundo o coordenador do Programa de Atendimento ao Surdo Severo e Profundo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Luiz Lavinsky, os implantes cocleares são, atualmente, o único equipamento ligado ao Sistema Nervoso Central (SNC) com uso clínico bem sucedido e regular.

Parte do dispositivo é implantada no ouvido durante uma cirurgia e outra parte é externa e usada sobre o corpo. Ele converte o som em sinais elétricos que são enviados por um transmissor, através da pele, até o receptor. “Quando implantados nos primeiros anos de vida de crianças que nunca ouviram ou em adultos que já ouviram e falaram, temos um prognóstico muito favorável. Após um treinamento adequado, a grande maioria destes pacientes adquire novamente a capacidade de ouvir e falar”, explica Lavinsky.

Durante o IV SIIC serão apresentados os avanços tecnológicos aplicados aos atuais implantes cocleares, bem como das chamadas próteses auditivas totalmente implantáveis, as próteses por via óssea, os avanços no diagnóstico das causas de surdez, de seu tratamento e reabilitação fonoaudiológica. O vasto programa contempla palestras e mesas redondas para debate de temas. “Este é o primeiro evento com esta especialização que ocorre no sul do Brasil, e por isto servirá para estimular a formação de novos grupos dedicados a este tema”, espera Lavinsky.

Durante o evento também acontece o V Encontro de Pais e Portadores de Implante Coclear, que é realizado a cada dois anos para atualização e aperfeiçoamento dos implantados e de seus familiares, sobre o bom uso e os avanços pertinentes a esta área. O encontro é realizado a cada dois anos para atualização e aperfeiçoamento dos implantados e de seus familiares, sobre o bom uso e os avanços pertinentes a esta área. O início é às 8h com o curso O poder dos pais, com Lilian Flores, do México. Às 10h será realizado o painel Presente e futuro no tratamento do paciente com surdez severa e profunda, com a equipe do Programa de Atendimento ao Surdo Severo e Profundo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Às 11h acontece a rodada de depoimentos, perguntas e respostas e, às 12h, encerra-se o encontro.


Autor: Camila Schäfer
Fonte: HCPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581