.
 
 
Nascimentos prematuros são cada vez mais comuns e pais precisam ser orientados
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/05/2014

Nascimentos prematuros são cada vez mais comuns e pais precisam ser orientados

Familiares informados conseguem lidar melhor com as sequelas da prematuridade

Graças aos avanços da Medicina, cada vez mais são comuns os casos de bebês que nascem prematuros – com menos de 37 semanas de gestação – e levam uma vida normal. Enquanto que, em 2000, a prevalência de partos de crianças prematuras era de 6,8%, em 2010 esse percentual passou para 11,7%, de acordo com o estudo “Prematuridade e suas possíveis causas”. No entanto, para o casal e a família que aguardam a chegada do bebê, o parto prematuro pode ser um momento de surpresa e muitas dúvidas. Para a chefe da Unidade de Ambulatório de Neonatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Rita de Cássia Silveira, pouco adianta investir em tecnologias avançadas nas UTIs neonatais se não houver acompanhamento adequado após a alta. “Os estímulos e intervenções após a alta permitem minimizar as sequelas da prematuridade, que podem ser muitas. Quanto menor a idade gestacional, maior o risco de atraso no neurodesenvolvimento e de problemas no crescimento. Há apenas dez anos, bebês que nasciam com 24 semanas eram considerados perdidos e agora é diferente. Para garantir qualidade de vida e não apenas sobrevida, precisamos de uma parceria das famílias e da organização de ambulatórios interdisciplinares que possam acompanhar adequadamente essas crianças”, alerta Rita.

É com o objetivo de informar e esclarecer essas dúvidas que, no dia 18 de maio, será realizado o 3º Encontro dos Pais de Prematuros, promovido pelo Ambulatório de Seguimento de Prematuros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Na programação, os pais ou responsáveis pelos bebês vão ter respondidas suas dúvidas mais frequentes sobre desenvolvimento motor e social da criança, além de receber informações sobre os cuidados com a saúde, incluindo alimentação, vacinação, imunização e enfrentamento de doenças típicas de inverno.

O evento acontece no Auditório José Baldi (Rua Ramiro Barcelos, 2.350, em Porto Alegre), das 8h30 às 12h, e é gratuito.

Serviço:

O quê: 3º Encontro de Pais de Prematuros
Quando: 18 de maio de 2014, das 8h30 às 12h
Onde: Auditório José Baldi (Rua Ramiro Barcelos, 2.350, em Porto Alegre.


Autor: Camila Schäfer
Fonte: HCPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581