.
 
 
Editora Manole lança manual inédito de Reabilitação em Oncologia
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/06/2014

Editora Manole lança manual inédito de Reabilitação em Oncologia

Livro traz orientações atualizadas sobre condutas e manejo de pacientes em reabilitação

A experiência de 149 profissionais das mais diversas áreas – entre elas áreas médicas e de enfermagem, assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, educação física, psicologia e terapia ocupacional – que trabalham com a reabilitação de pacientes oncológicos acaba de virar manual. A obra Manual de Reabilitação em Oncologia do ICESP, da Editora Manole, segue os procedimentos e protocolos utilizados no Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) Octavio Frias de Oliveira do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, referência no Brasil.

O livro traz orientações atualizadas sobre condutas e manejo de pacientes em reabilitação. “Recuperar tudo o que for passível de recuperação, adaptar o que não for ou enquanto não for, visando à máxima independência, e dar suporte e educação para o enfrentamento da nova realidade. Trabalho para muitas andorinhas, canários, bem-te-vis... a equipe multiprofissional. Cada um com sua especificidade, mas todos voando na mesma direção”, afirma uma das editoras do manual e fisiatra, Dra. Christina May Moran de Brito.

Os 62 capítulos do livro abordam: a avaliação integral das necessidades do paciente, com o olhar das diversas áreas; toda a linha do cuidado de reabilitação: desde prevenção, tratamento, recuperação até suporte; a assistência a pacientes internados, críticos e não críticos, e ambulatoriais; a abordagem de questões específicas de cada uma das áreas, mas também a riqueza da efetiva interdisciplinaridade.

Dra. Christina explica que o tempo de sobrevida não é o que define a inclusão de um paciente no acompanhamento de reabilitação, mas o quadro, a análise do potencial benefício que a reabilitação pode proporcionar para cada paciente. Entre as particularidades deste grupo de pacientes estão o amplo espectro de deficiências e incapacidades decorrentes; a maior suscetibilidade a intercorrências clínicas, sobretudo na fase de tratamento oncológico ativo, e também como efeito direto ou indireto da doença; a agenda disputada (terapias de reabilitação, quimioterapia, radioterapia, exames diagnósticos, consultas); o impacto e o significado da doença sobre a qualidade de vida do indivíduo e de seus entes queridos.

O lançamento do livro está marcado para o dia 3 de julho, no ICESP, às 12h30.


Autor: Redação
Fonte: DOC Press Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581