.
 
 
24º Congresso das Santas Casas debate importância do Setor Filantrópico
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/08/2014

24º Congresso das Santas Casas debate importância do Setor Filantrópico

Segundo dados do Ministério da Saúde, as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos são responsáveis por aproximadamente 51% dos atendimentos do sistema público de saúde

A CMB - Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos realiza seu 24º Congresso Nacional entre os dias 20 e 22 de agosto, em Brasília. Com o tema central “Santas Casas e Hospitais Filantrópicos - Indispensáveis para a Saúde. Indispensáveis para o Brasil”, a CMB pretende colocar em debate a importância das filantrópicas para o bom desempenho do SUS.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos são responsáveis por aproximadamente 51% dos atendimentos do sistema público de saúde; e por mais de 60% dos transplantes, das cirurgias neurológicas, oncológicas, quimioterapia e dos partos realizados. Apesar disso, o Setor enfrenta, há anos, um cenário de crise. “No Congresso, teremos três dias para traçar estratégias, com a presença de especialistas renomados e com aqueles que vivenciam os problemas diariamente, podendo chegar, juntos, a soluções inovadoras”, afirmou o presidente da CMB, Edson Rogatti.

Na programação do evento estão previstos debates sobre contratualização, sustentabilidade, segurança do paciente, inovação, o papel do líder e gestão de crises, resíduos sólidos, DCEBAS, governança corporativa, logística, entre outros. Os participantes terão, ainda, a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre normas do Ministério da Saúde e de conhecer os programas de Saúde dos principais candidatos à Presidência da República.

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de agosto. Mais informações e a programação no site www.congresso.cmb.org.br ou pelo telefone 61 3321-9563, com Maria Luciana.

Sobre a CMB

A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas — CMB é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos. A entidade tem por finalidade promover a união, integração e desenvolvimento das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades filantrópicas, bem como o permanente aprimoramento da qualidade da assistência que tais entidades se propõem a prestar, visando sempre o bem-estar da sociedade.

Desde a fundação da Santa Casa de Santos (SP), em 1543, as instituições filantrópicas se multiplicaram e hoje formam a maior e mais bem distribuída rede hospitalar do Brasil, presentes em todas as regiões e oferecendo assistência gratuita aos brasileiros onde quer que eles estejam, tornando-se indispensáveis para a Saúde e para o Brasil.

A dimensão do segmento pode ser estimada pelos seguintes números:

• 2.100 hospitais
• 166.351 leitos - 35% do total Brasil (477.410).
• 126.186 leitos SUS - 38,14% (total SUS 330.821).
• 520.000 empregos diretos.
• 140.000 médicos autônomos.
• 7.500.000 de internações/ano
• 161.573.568 atendimentos ambulatoriais SUS
• R$ 23.000.000.000,00 de faturamento anual (SUS e Convênios)

* Fonte: Ministério da Saúde - Dados de 2013.


Autor: Lenir Camimura
Fonte: CMB

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581