.
 
 
Qualidade de vida é buscar a felicidade constantemente
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/08/2014

Qualidade de vida é buscar a felicidade constantemente

Dr. José Camargo esteve na XXIV Jornada Gaúcha de Radiologia e destacou a importância da felicidade para alcançar qualidade de vida e viver mais de 100 anos

Foto: Dr. José Camargo explicou como uma pessoa pode se programar para viver 100 anos. Crédito: Mariana da Rosa.

Todo mundo já ouviu dizer que o estilo de vida é o caminho para viver com mais saúde e tranquilidade. Porém, como agregar qualidade à vida, se cada pessoa tem um gosto diferente da outra? Essa resposta é, realmente, bem pessoal. O assunto é, apensar de parecer simples, tão complexo, que a maioria das pessoas não sabe como viver melhor. Com o intuito de mostrar como viver bem, o médico gaúcho José Camargo esteve presente na XXIV Jornada Gaúcha de Radiologia, organizada pela Associação Gaúcha de Radiologia, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de agosto em Porto Alegre.

- Cada pessoa tem um gosto e um estilo de vida, mas devemos prestar atenção em alguns detalhes corriqueiros do dia a dia e viver sem tantos medos e neuroses. Tem gente que transforma o ato de emagrecer numa obsessão - destacou José Camargo.

Para viver melhor, o estresse deve ser reduzido. O poder de transformar situações ruins em momentos menos tensos é uma obrigação para quem quer uma vida menos tumultuada.

- É importante controlar o colesterol. Claro que é. Mas os esquimós apresentam colesterol acima de 1000, enquanto buscamos controlar os nossos índices abaixo de 200. Eles não morrem pelo simples motivo de que não se estressam. Sem estresse, os números do colesterol passam a ser menos relevante na qualidade de vida - destacou.

O médico explicou como uma pessoa pode se programar para viver 100 anos.

- Para viver 100 anos, alguns fatores são determinantes. Um estudo comprova que procurar um médico constantemente equivale a 10% de uma vida saudável. Ter uma genética boa, equivale a 17%. Claro que ter pais e avôs longevos é importante, mas não define como será nossa vida. Um estilo de vida saudável equivale a 53% da qualidade de vida. É com isso que precisamos nos preocupar - afirmou José Camargo.

O especialista defende que quem pretende viver mais de 100 anos deve controlar a glicose. Pessoas com diabetes também conseguem chegar aos 100 anos, desde que cuide da glicose. A pressão arterial também é fundamental para viver mais tempo. Além disso, o colesterol precisa de um cuidado contínuo para manter qualidade de vida.

- Entretanto, outros fatores devem determinar uma vida boa. As pessoas que trabalham mal, não podem amar bem. Eu concluo que quem é apaixonado pelo trabalho, pode ser mais feliz no amor. Acredito que seja mais fácil mudar o amor do que mudar de profissão - disse.

A qualidade de vida, segundo José Camargo, é a gestão do prazer e da felicidade. Esses fatores precisam determinar o quanto é a qualidade de vida em cada pessoa. Ele defende que a pessoa mal amada vive menos e vive pior, além de distribuir amargura para outras pessoas.

Um pouco da carreira de José Camargo:

O médico José Camargo nasceu em Vacaria em 1946. É formado pela UFRGS em 1970 e optou trabalhar com cirurgia torácica. Foi o pioneiro em transplante de pulmão na América Latina, em 1989. É o único médico a realizar transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos. Foi o idealizador e hoje dirige o Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, e é Diretor de Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho, também da Santa Casa, tendo realizado mais de 30.000 cirurgias de tórax.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581