.
 
 
Violência Urbana e Estresse Pós-Traumático: estamos todos sob risco?
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/11/2014

Violência Urbana e Estresse Pós-Traumático: estamos todos sob risco?

Grand Round acontece no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque do HCPA (Ramiro Barcelos, 2.350, 2º andar), das 11h30 às 12h30

Estima-se que 60% a 80% da população que vive em grandes cidades no Brasil estaria exposta, pelo menos uma vez na vida, à violência urbana. Esse percentual pode chegar a 90% em São Paulo e Rio de Janeiro, maiores centros urbanos do país. Pesquisas recentes têm comprovado que, após esses eventos traumáticos, cerca de 10% das pessoas expostas desenvolvem Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). A doença é um transtorno incapacitante, fazendo com que a pessoa evite tarefas diárias, inclusive seu trabalho, com receio da repetição de eventos traumáticos, o que produz grandes prejuízos pessoais, sociais e profissionais aos indivíduos afetados. É com o objetivo de debater situações desse tipo que o próximo Grand Round, que acontece no dia 12, tem como tema Violência Urbana e Estresse Pós-Traumático: estamos todos sob risco? De acordo com a coordenadora do evento, professora Lúcia Helena Freitas, do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o tema foi escolhido pela relevância no momento atual, visto que são cada vez mais frequentes eventos como assaltos à mão armada, sequestros relâmpagos, homicídios banais, acidentes de trânsito, estupros ou violência sexual, como também tragédias coletivas, a exemplo do incidente da Boate Kiss, em Santa Maria.

Para falar sobre o assunto, foram convidados o professor Sidnei S. Schestasky, do Serviço de Psiquiatria do HCPA, idealizador e fundador do NET-Trauma (Núcleo de Estudos e Tratamento do Trauma), que fará a introdução com dados históricos e epidemiológicos; a professora Lucia Helena Freitas, atual coordenadora do NET-Trauma, que apresentará sinais e sintomas do TEPT e como identificá-lo; e a psiquiatra Stefania Pigatto Teche, do Serviço de Psiquiatria do HCPA, responsável pelo atendimento aos pacientes e supervisão aos médicos residentes, que concluirá com as intervenções e tratamentos disponíveis.

O Grand Round acontece no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque do HCPA (Ramiro Barcelos, 2.350, 2º andar), das 11h30 às 12h30. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrições prévias. Mais informações pelo telefone (51) 3359.8090.


Autor: Redação
Fonte: HCPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581