.
 
 
Hospital Mãe de Deus apresenta documentário Envelhescência
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/10/2015

Hospital Mãe de Deus apresenta documentário Envelhescência

O lançamento do documentário será aberto ao público, dia 23, com a presença do diretor Gabriel Martinez

Como parte das comemorações do mês do médico, o Hospital Mãe de Deus, em conjunto com a empresa SeniorLab, oferece ao público uma sessão exclusiva do documentário Envelhescência - Um novo olhar sobre a terceira idade. Dirigido pelo cineasta gaúcho Gabriel Martinez, a produção relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena, mostrando, através de suas próprias experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor. A apresentação, com debate ao final, ocorrerá dia 23/10, às 18, no auditório do HMD – Rua José de Alencar 286, bairro Menino Deus.

Praticar esportes, fazer tatuagem, estudar e surfar após os 60 anos, são algumas das vivências que Envelhescência mostra. O documentário quebra paradigmas e faz repensar conceitos relacionados à velhice. São histórias como a de Edson Gambuggi, que se formou em medicina aos 82 anos, e de Judith Caggiano, que aos 72 anos fez a primeira de suas dezenas de tatuagens. Há ainda a Edmea Correa, que começou a surfar aos 58 anos, Ono Sensei que, a meses de tornar-se nonagenário, dá aulas de defesa pessoal, enquanto Oswaldo Silveira, 84 anos, prepara-se para sua 12ª maratona, e Luiz Schirmer, 76 anos, que está prestes a atingir 4.000 saltos de paraquedas.

De acordo com diretor Gabriel Martinez, a ideia de realizar o documentário partiu de uma questão que o instigava: o que é ser velho? “Isso ocorreu há cerca de três anos atrás, quando eu trabalhava com vídeos comerciais e propaganda institucional. Na época, tinha 34 anos e acreditava que estava velho para produzir documentários, que deveria ter iniciado na faixa dos 20 anos. Logo, me questionei até que ponto a velhice pode ser interpretada de maneira equivocada em nossa percepção. Ou seja, quando realmente estamos velhos para começar algo novo?”.

As respostas para estas questões foram buscadas na vida, no cotidiano. Gabriel encontrou a maioria dos personagens do filme na internet. “Trata-se de pessoas fora do senso comum, que fazem coisas que o preconceito pode julgar inadequadas, incompatíveis com suas idades”, destaca o diretor da produção.

Segundo o empresário Martin Henkel, da SeniorLab, o documentário Envelhescência traz a síntese do que acredita ser o público sênior, as pessoas com mais de 60 anos. “Já são 25,4 milhões, representam 13% da população e são responsáveis por 20% do consumo no país. Declaram que não estão plenamente satisfeitos com o que as marcas e produtos lhe oferecem e já apontam o que pode ser melhorado ou aprimorado para garantirem um relacionamento duradouro. Nossa terceira idade é bem diferente da que reside no imaginário dos ‘menos seniores’. Agora temos que correr para alcançá-los”.

O documentário é intercalado com comentários de especialistas, entre os quais o filósofo Mário Sérgio Cortella, o médico Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, e a antropóloga Mirian Gondenberg.

Serviço:

Documentário Envelhescência e debate com Diretor
Dia: 23 de Outubro
Início: 18:00
Local: Auditório do Hospital Mãe de Deus - Rua José de Alencar 286, bairro Menino Deus
Entrada: Franca e aberta ao público em geral

Assista o trailer: 


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581