.
 
 
Formação de líderes e integração da área da saúde marcam seminário de gestão
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/03/2017

Formação de líderes e integração da área da saúde marcam seminário de gestão

Encontro organizado pelo SINDIHOSPA e FEHOSUL reuniu executivos dos principais hospitais do país

Líderes de alguns dos principais hospitais do país detalharam nesta sexta (dia 10) caminhos para qualificar a gestão de instituições, aprimorando o atendimento. O encontro foi organizado pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) e pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos do Rio Grande do Sul (FEHOSUL).

O presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan, definiu a programação da segunda etapa do Seminário de Gestão – Tendências e Inovações em Saúde como “inspiradora” para gestores que buscam melhores práticas e indicadores. “Trouxemos para compartilhar experiências, êxitos e desafios, líderes que são referência no mercado, reconhecidos por práticas inovadoras na gestão da saúde”, acrescentou.

Na abertura, o presidente da FEHOSUL e vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Cláudio José Allgayer, destacou o compromisso das entidades representativas em promover a sustentabilidade do setor por meio de atualizações técnicas e apoio gerencial e assistencial. “Esta é uma demonstração do compromisso que as entidades de classe assumiram com os representados e com toda a sociedade", disse na abertura do evento, realizado na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

Paulo Chapchap, CEO do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, foi o conferencista do painel de abertura do evento, Tendências em Saúde e Impactos na Gestão Hospitalar. Ele destacou que a gestão é o elemento central para resolver a crescente demanda na área. “A saúde precisa ser pensada não só para o paciente, mas para o cidadão. Devemos trabalhar com ética, transparência e tecnologia apropriada, trocando ideias e investindo na formação de profissionais", propôs Chapchap.

Jorge Moll, presidente do conselho de administração da Rede D'Or São Luiz, do Rio de Janeiro, maior complexo de hospitais privados do Brasil, disse que incorporou o modelo de gestão total da saúde. A integração entre líderes e o controle financeiro e operacional vai do ambulatório ao atendimento de alta complexidade. “Adotamos um modelo que é uma alternativa à verticalização ", afirmou Moll, que médico cardiologista e administrador. A Rede D'Or São Luiz é formada por 33 hospitais e oferece mais de 4 mil leitos.

No painel Impactos das certificações e acreditação em saúde na gestão hospitalar participaram Helena Barreto dos Santos, coordenadora do Programa de Qualidade e Informação em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Hilton Roese Mancio, superintendente executivo do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves; Vania Rohsig, superintendente assistencial do Hospital Moinhos de Vento; Márcia Fernanda Barreto Sampaio, diretora de Marketing e Clientes do Hospital Mãe de Deus, e Sérgio Ruffini, médico coordenador e avaliador sênior do IAHCS Acreditação/RS.

A última conferência do dia – Modelos de liderança que impactam nos resultados com profissionais – contou com a participação de Nadine Oliveira Clausell, presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Carlos José Serapião, coordenador do Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa – IDHEP, do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), e Katia Barreiro Magni, sócia-diretora da 3Up Talentos, de Porto Alegre.

Também participaram do evento Paulo Roberto Soares, diretor do SINDIHOSPA; Mohamed Parrini, superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento; Alceu Alves da Silva, diretor executivo do Sistema de Saúde Mãe de Deus; Fernando Andreatta Torelly, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês e ex-presidente do SINDIHOSPA; e Fernando Scarpellini Pedroso, diretor executivo do Hospital Santa Lúcia, de Cruz Alta.


Autor: Cláudia Paes
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602