.
 
 
3ª Conferência Nacional da Apraxia de Fala na Infância
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/10/2017

3ª Conferência Nacional da Apraxia de Fala na Infância

Evento abordará métodos de tratamento e contará com a participação da renomada fonoaudióloga americana, Nancy Tharsis

Ainda pouco estudada e conhecida no Brasil, a Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio neurológico motor, no qual a criança apresenta dificuldade no planejamento e na programação dos movimentos necessários para a fala. Visando à disseminar informação e levar conhecimento aos pais e aos profissionais da área da saúde e educação, a Abrapraxia - Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância -, com o apoio da Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência, realizará a 3ª Conferência Nacional sobre o distúrbio. O encontro acontecerá em 20 de outubro (sexta-feira), das 18h às 20h30, e em 21 de outubro (sábado), das 8h30 às 18h30, no Memorial da América Latina.

Estima-se que entre 5 a 10% das crianças no mundo, em idade pré-escolar, tenham alguma dificuldade em se comunicar. Em pelo menos 3 a 5% desses casos, a criança pode ter apraxia. Ou seja, de uma a cinco crianças a cada 1 mil podem ter AFI (Apraxia de Fala na Infância). Por ser rara, a apraxia é difícil de ser reconhecida e pode, muitas vezes, ser confundida com autismo. O diagnóstico equivocado pode levar a um tratamento inadequado, podendo não prover o suporte necessário para o potencial desenvolvimento da criança. É necessário que a criança consulte um fonoaudiólogo, que possui experiência em detectar as diferenças entre esse e outros diversos problemas de fala. Uma equipe multidisciplinar geralmente é necessária para fornecer todo o suporte para a família e criança.

Além de discutir alguns dos principais aspectos deste distúrbio, inclusive questões de ensino/pedagógicas, a Conferência trará a especialista Nancy Tharsis, uma renomada fonoaudióloga americana, com vasta experiência em atendimento clínico, bem como participação em estudos e palestras por todo território americano. É uma das fundadoras do Social Thinking, método que tem o diferencial da abordagem do desenvolvimento social da criança com apraxia, autismo e outros distúrbios da comunicação. Haverá um pré curso de um dia com esta especialista no dia 20 de outubro: Desafios da Apraxia, Autismo e Distúrbio do Desenvolvimento Social: diagnostico diferencial, co-existência e intervenções.

Para saber mais e se inscrever, acesse: www.apraxiabrasil.org.

Serviço

3ª Conferência Nacional da Apraxia de Fala na Infância
Data: 20 e 21 de outubro de 2017 (sexta-feira e sábado)
Hora: das 8h30 às 18h30
Local: Auditório da Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência no Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Barra Funda - São Paulo/SP
Palestrante Internacional: Nancys Tharsis, fonoaudióloga fundadora do Social Thinking
Inscrições e informações: www.apraxiabrasil.org

Sobre a Abrapraxia – Associação Brasileira de Apraxia da Fala na Infância

Embora a discussão do assunto no País seja recente, tem ganhado cada vez mais força, levada, sobretudo, por especialistas e por pais de crianças em tratamento. Fundada por um grupo de mães e pais com filhos com este diagnóstico, surgiu a Abrapraxia - Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância. A missão da Associação é tornar o diagnóstico conhecido, divulgando informações, promovendo formação de qualidade e procurando também combater o preconceito em torno da dificuldade da fala.

Considerando que o dia 14 de maio é o Dia da Conscientização da Apraxia na Fala na Infância nos Estados Unidos, a Associação vem utilizando a mesma data, com atividades educativas e informativas em vários pontos do país. Segundo a presidente da Associação, Fabiana Collavini Cunha, mãe de uma criança de 5 anos em tratamento desde os 11 meses, essa data é sempre uma oportunidade de promover worshops pelo Brasil e também atividades lúdicas e brincadeiras que buscam esclarecer ao público geral o que é a Apraxia e a importância do diagnóstico e tratamento.

Fabiana e mais de 5 mil pessoas integram o grupo do Facebook “APRAXIA KIDS BRASIL” e também ajuda a compartilhar informações na Fanpage “Apraxia Kids Brasil”, com mais de 12 mil fãs, em uma conta no Instagram e no site da Associação: www.apraxiabrasil.org. Os participantes são familiares, fonoaudiólogos e profissionais de saúde. 


Autor: Redação
Fonte: A4&Holofote

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581