.
 
 
Hospital Moinhos de Vento realiza a 1ª Jornada Multidisciplinar de Apneia Obstrutiva do Sono
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/07/2018

Hospital Moinhos de Vento realiza a 1ª Jornada Multidisciplinar de Apneia Obstrutiva do Sono

Paradas respiratórias durante o sono são prevalentes na população e afetam tanto a rotina quanto à saúde dos pacientes

Provavelmente você conhece alguém que ronca e, às vezes, chega a parar de respirar durante o sono. Apesar de parecer algo comum, o distúrbio pode gerar prejuízos sociais, laborais, emocionais e sistêmicos a curto e longo prazo. Como forma de alertar para a importância do diagnóstico e tratamento adequado, um grupo multidisciplinar estará reunido durante a 1ª Jornada de Apneia Obstrutiva do Sono do Hospital Moinhos de Vento. O evento será dias 13 e 14 de julho no anfiteatro da instituição (acesso pela Rua Ramiro Barcelos, 910 – Bloco C – 4° andar).

A apneia do sono afeta a rotina e a saúde dos pacientes de várias formas. Desde o ronco, que atrapalha também o sono do parceiro, causa sonolência durante o dia, podendo levar a distúrbios sistêmicos como hipertensão arterial, arritmias, acidente vascular cerebral, irritabilidade, distúrbios do humor e disfunção sexual. Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que 30% dos paulistas entre 30 a 60 anos sofrem com a apneia do sono. Os dados são semelhantes a outras pesquisas internacionais realizadas na mesma área.

Participam da Jornada profissionais médicos, dentistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, das áreas da Otorrinolaringologia, Pneumologia, Neurologia, Psiquiatria, Cardiologia, Endocrinologia, Cirurgia Bariátrica e Radiologia. Na Jornada, o destaque fica para a videoconferência com o chefe da Divisão de Cirurgia do Sono da Universidade de Stanford (EUA), Robson Capasso, e com o especialista em Cirurgia Robótica do Hospital Samaritano (SP), Dr. Fábio Rabello.

“O evento visa alertar para a importância desta doença. Venho estudando ela há 10 anos e acredito em seu tratamento multidisciplinar, no qual diferentes especialidades e profissões possam discutir em conjunto qual o melhor caminho para o diagnóstico e tratamento dos pacientes”, ressalta Rafael Malinsky, médico do Serviço de Otorrinolaringologia e coordenador do evento.

O Hospital Moinhos de Vento é a única instituição privada do Rio Grande do Sul a oferecer o exame de Sonoendoscopia, realizado sob anestesia que permite avaliar a anatomia da via aérea superior sob o sono induzido. Assim, é possível determinar o grau e local de obstrução destas estruturas durante o sono, auxiliando no diagnóstico e planejamento terapêutico desses pacientes. Durante o evento também será discutido o uso da Cirurgia Robótica, tecnologia que vem sendo utilizada pelo Hospital Moinhos de Vento em outras áreas.


Autor: Andressa Dorneles
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581