.
 
 
Curso de Especialização do CETAO está com inscrições abertas
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/12/2009

Curso de Especialização do CETAO está com inscrições abertas

Ortodontia: boa formação destaca a importância do diagnóstico e do planejamento do caso

Na Odontologia, a Orto­dontia está entre as especialidades com maior avanço científico, técnico e tecnológico, dos últimos tempos, fato que pode ser comprovado pelo número de pesquisas e publicações científicas na área, como também pelo crescimento da indústria do setor. “Mas todo esse avanço não produz efeitos sozinhos. O dentista precisa ter base científica para escolher as melhores técnicas, para saber como dominá-las e para decidir qual a conduta mais indicada a seguir, principalmente no momento do diagnóstico e do planejamento do caso”, defende o Prof° Dr° Jorge Abrão, coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia do CETAO.

Se não houver uma boa abordagem do problema ortodôntico nestas duas determinantes etapas, muitos problemas podem surgir. “Um tratamento mal conduzido pode ser muito longo, acarretando um custo maior para o paciente, além de desencadear um desgaste no relacionamento dentista-paciente. A importância do diagnóstico e do planejamento precisos é bastante ampla, pois um único equívoco pode comprometer a função mastigatória do paciente, provocar dores, alterar sua estética facial e fragilizar psicologicamente o indivíduo”, conta Abrão.

“Reforçamos nos cursos de especialização em Ortodontia do CETAO o conceito de que um bom ortodontista é fruto de muito tempo e de muito estudo. É resultado de uma boa orientação por parte de professores qualificados em cursos de especialização, bem como de experiência clínica. O conhecimento técnico-científico e a experiência profissional têm igual importância na formação do especialista em Ortodontia. Mas sem uma boa vivência clínica, obtida com a prática diária, não é possível alcançar os resultados desejados”, diz Jorge Abrão.

Uma visão multidisciplinar da Odontologia

Outro fator que contribui positivamente para a boa formação dos novos especialistas é a compreensão da interdisciplinaridade na Ortodontia, que deve ser ensinada, aprendida e praticada de forma integrada a outras especialidades odontológicas. Muito além de dentes esteticamente alinhados, a Ortodontia busca o equilíbrio entre ossos, músculos e dentes, que será refletido em saúde e beleza facial. Desta forma, “durante o tratamento ortodôntico, o especialista em Ortodontia deve perceber que a saúde periodontal também deve receber atenção especial. Se for necessário, um tratamento endodôntico prévio, este também deve ser feito. A Implantodontia e a Prótese também são complementares à Ortodontia nas reabilitações que envolvem movimentos de dentes e na complementação estética, após o fim do tratamento”, explica Abrão.

Uma visão do mercado

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil tem mais de 7 mil e 800 ortodontistas e ortopedistas em atuação. A média de crescimento do número de profissionais da área é de 33% ao ano, uma das maiores dentre as especialidades odontológicas. De acordo com os dados do Conselho, existem, hoje, 75 cursos de especialização em Ortodontia credenciados, ministrados por entidades de classe, e 234 reconhecidos, ministrados em instituições de ensino superior. O número sobe para quase 500, se considerados os mes­trados e doutorados acadêmicos e profissionalizantes e os cursos não credenciados ou reconhecidos pelo CFO.

O problema do excesso de profissionais nesta especialidade agrava-se devido à má distribuição desses profissionais pelo território brasileiro e à formação deficiente de grande parte deles. “É muito importante que o recém-formado procure cursos de pós-graduação de qualidade. É preciso observar a carga horária, a frequência com que as aulas são ministradas, o curriculum dos professores e outros aspectos que definem um bom curso de pós-graduação na área odontológica”, o Prof° Dr. Alênio Calil Mathias, membro do conselho diretivo do CETAO, Instituição de Ensino Superior – Extensão e Pós-Graduação em Odontologia.

Mesmo com tamanha saturação no mercado e no ensino, a Orto­dontia ainda é uma boa opção de carreira para o cirurgião-dentista. “A escolha pela especialidade deve ser feita com critério. O cirurgião-dentista que pensa em especializar-se em Ortodontia deve estar seguro de sua opção, pois a especialidade só traz satisfação quando exercida com seriedade, ética e ciência”, defende Jorge Abrão, que também é Prof° Livre-Docente do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da FOUSP.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA

· Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados e capazes de exercer a especialidade.

· Coordenador:

Prof. Dr. Jorge Abrão

Prof. Livre-Docente do Depto. De Ortodontia e Odontopediatria da FOUSP.

Prof. do Curso de Especialização em Ortodontia pela FOUSP.

· Início do curso: 08 de Março de 2010.

· Duração do curso: mar/2010 a mar/2013 (36 meses).

· Carga horária: 1598 horas.

· Periodicidade: 1º 2º e 3º semestre semanal- segunda-feira o dia todo

4º 5º e 6º semestre quinzenal – terça-feira, manhã

· Conteúdo Programático:

http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=105&idc=36

SOBRE O CETAO:

O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.

www.cetao.com.br

http://carreiraodontologica.wordpress.com

http://twitter.com/cetao


Autor: Márcia Wirth
Fonte: Consultoria de Comunicação-Educação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581