.
 
 
Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/03/2010

Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido

Por conta da excelente aceitação das edições realizadas em 2009, o ciclo de palestras percorrerá cidades ainda não atendidas

Criada com o objetivo de chamar a atenção da população e da comunidade médica para o sintoma que acomete 28 milhões de brasileiros, a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido continuará aproximando quem precisa de ajuda dos profissionais que podem ajudar.

A iniciativa, idealizada e capitaneada pela Dra. Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista especialista em Zumbido e precursora das pesquisas sobre o sintoma no Brasil, percorre as principais cidades brasileiras levando conhecimento atualizado e uma visão mais otimista – e realista – do tratamento.

Considerado uma oportunidade de mobilizar o maior número de pessoas, a campanha já levou informação técnica para aproximadamente 300 profissionais da saúde, entre otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, e informação sobre prevenção e tratamento para mais de 650 portadores de zumbido das cidades atendidas em 2009.

Além de ser uma prestação de serviço gratuita, a iniciativa cumpre também uma função social ao sugerir a doação de um quilo de alimentos não perecíveis aos participantes, que são distribuídos em instituições de assistência social da própria região. No primeiro ano de atuação, a Campanha arrecadou mais de meia tonelada de donativos.

O evento, que este ano conta com a parceria do Centro Auditivo Phonak - empresa especializada no desenvolvimento, produção e distribuição de aparelhos auditivos, manterá o mesmo formato e oferecerá duas palestras ministradas pela Dra. Tanit. A primeira, dirigida ao público, aborda o tema ‘Zumbido – o que seu ouvido e seu cérebro têm a dizer’, para que os acometidos considerem a informação de que já existe cura para o zumbido. Para médicos e profissionais da área de saúde, há outra palestra com o tema “Estratégias personalizadas de tratamento do Zumbido e a importância atual do enriquecimento sonoro’ em que são apresentadas novidades em diagnósticos e tratamentos.

De abril a novembro de 2010, a campanha vai percorrer Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campinas, Maringá, Caxias do Sul, Ribeirão Preto, Florianópolis e São Paulo. Este ano, a iniciativa pretende atingir mais 600 médicos e profissionais da saúde e uma média de 850 participantes nas palestras abertas, com uma arrecadação em torno de duas toneladas de alimentos.

Zumbido

O zumbido, que atinge cada vez mais pessoas de todas as idades sem distinção de sexo, é um sintoma conseqüente do abuso de aparelhos eletrônicos, exposição a ambientes ruidosos, aumento do estresse e erros alimentares, entre outras causas. Apesar de limitar atividades diárias como o sono, a concentração e a vida social, e causar até mesmo a depressão, prejudicando a qualidade de vida de muitos pacientes, o zumbido não é discutido nas faculdades de medicina nem nos programas de residência médica. Por esse motivo, grande parte dos pacientes se frustra ao buscar informações sobre o sintoma, criando uma demanda de portadores que deixa de ter acesso ao tratamento.

Serviço:

www.institutoganzsanchez.com.br

www.tvzumbido.com.br


Autor: Silvia Postiglione
Fonte: Banco de Notícias

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581