.
 
 
CETAO oferece o Curso Biossegurança em Odontologia
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/03/2010

CETAO oferece o Curso Biossegurança em Odontologia

Vigilância constante na adoção das medidas de precaução-padrão e implementação de programas de educação continuada são fundamentais

A prática diária nos consultórios odontológicos requer a observância de normas de biossegurança e a adoção de precauções padrão, como tratar todos os pacientes como possíveis portadores de doenças infecto-contagiosas, ou seja, a equipe odontológica tem por obrigação realizar uma prática clínica segura, adotando todos os preceitos atuais para o controle das infecções. “Como o termo biossegurança é muito abrangente - engloba legislação, normas vigentes, cuidados com o paciente, anamnese, conhecimentos das doenças e manifestações bucais, EPIs, assim como tudo o que se refere à limpeza, desinfecção, esterilização, descarte de resíduos, doenças ocupacionais e acidentes no trabalho - precisamos oferecer ao cirurgião-dentista informações corretas, precisas e atualizadas. Levando em consideração todas estas variáveis, organizamos o conteúdo programático do Curso Biossegurança em Odontologia do CETAO”, diz a Profª Angela Maria Aly Cecilio, Mestre em Infectologia, uma das coordenadoras do Curso.

Segundo Cecilio, no dia-a-dia, os dentistas estão expostos aos mais diferentes tipos de riscos: biológicos, químicos, radiações ionizantes, ergonômicos, acidentes... “Portanto é dever do dentista reconhecer essas fontes de risco e tomar decisões técnicas e administrativas para que os riscos para o próprio profissional, para os pacientes, para os funcionários e para o meio ambiente sejam minimizados”, destaca.

Para Yara Yatiyo Yassuda, que também coordena o Curso de Biossegurança do CETAO, o controle e o monitoramento dos processos de esterilização são fundamentais para evitar as infecções exógenas provenientes dos artigos odonto-hospitalares. “Uma falha nesses processos e a não observância de outras medidas de precaução são as principais causas da disseminação de doenças, de iatrogenias de origem infecciosa, de acidentes ocupacionais e de perda de instrumentais”, diz.

“No CETAO, procuramos fazer do Curso um momento para que os dentistas atualizem e revisem seus conhecimentos, atitudes e práticas que envolvem aspectos técnicos-científicos, éticos-profissionais e de cidadania. Com as discussões em sala de aula, os dentistas têm a oportunidade de aprender a lidar com estas questões de maneira integrada. Pregamos a vigilância constante na adoção das medidas de precaução-padrão e a implementação de programas de educação continuada - palestras, treinamento constante da equipe – pilares para a redução dos riscos presentes no exercício da profissão do dentista”, afirma a Profª Yara Yatiyo Yassuda.

Informações sobre o Curso

Data: 16 de abril, 6ª feira (7 h/a)

Horário: 9h00 às 17h00

Informações e inscrições: http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=39&idc=24

SERVIÇO: O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.

www.cetao.com.br

http://carreiraodontologica.wordpress.com

http://twitter.com/cetao


Autor: Márcia Wirth
Fonte: MW Consultoria de Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581