.
 
 
Amaral participa de evento internacional de transplante de medula óssea
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/03/2010

Amaral participa de evento internacional de transplante de medula óssea

Colaboradora da instituição faz apresentação em evento na cidade de Orlando, na Flórida

Aprimoramento e divisão de experiências na área de transplante de medula óssea. Com esse objetivo, o Hospital Amaral Carvalho participou do BMT Tandem Meeting, em Orlando, na Flórida. Evento destinado a colocar em pauta a evolução e descobertas por meio de pesquisas na área de TMO em todo o mundo. O congresso ocorreu no final de fevereiro, com a participação de 3.200 pessoas de 35 países.

Na mesma ocasião, foi realizada a Conferência de Data Managers [Coletadores de Dados], na qual a colaboradora do HAC, Camilla Ferraz Filipi, participou. Os data managers são responsáveis pelo banco de dados que contém informações do paciente durante todo o procedimento do TMO e subseqüente evolução clínica. "A conferência foi destinada a reunir profissionais de vários países para trocarem experiência sobre a coleta e envio de dados ao CIBMTR (Center for International Blood and Marrow Transplantation) e também objetivou o treinamento desta atividade", explica.

Camilla participou de mesa redonda composta por mais duas colegas, uma da Universidade de Michigan, e outra do Northwest Hospital de Atlanta, ambas americanas. O grupo apresentou a sistemática da prática diária de coleta e envio de dados e quais ferramentas são utilizadas para facilitar o trabalho. "O ponto mais valorizado da nossa conduta foi nossa relação com os médicos responsáveis pelo serviço, que é o grande diferencial facilitador do nosso trabalho na coleta de dados", conta Camilla.

A colaboradora do setor de transplante de medula óssea do HAC ainda revela que a participação do HAC teve grande destaque no evento. "Percebi que foi uma surpresa tanto para o nosso Serviço quanto para os participantes do Congresso um Serviço relativamente novo na função de pesquisador de dados do CIBMTR ser escolhido para mostrar seu trabalho para um público tão diverso quanto aquele. Os mais novatos na função, vindos da Austrália e da Nova Zelândia, se surpreenderam com o esquema de coleta de dados que estamos usando, com a estrutura dos nossos funcionários com funções definidas e com nossa logística de inserção de dados no sistema online do CIBMTR".

A apresentação do HAC no exterior terá repercussão na área de TMO, mesmo após o evento. O trabalho mostrou que mesmo fora do eixo Europa-Estados Unidos, o HAC é um centro de referência em excelência na parte clínica. "Realizamos um grande volume de procedimentos por mês, com bons resultados comprovados e isso demonstra nossa força em ser um serviço de pesquisa, com uma frente de cadastramento de dados forte e confiável. Esse passo dado só vem pra confirmar que o Serviço de TMO do HAC é uma potência de primeira linha no Brasil, reconhecida por autoridades médicas na área", finaliza.


Autor: Bruna Oliveira
Fonte: Departamento de Comunicação - Fundação Dr. Amaral Carvalho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581