.
 
 
Curso sobre a importância da cefalometria radiográfica para o diagnóstico ortodôntico e ortopédico
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/04/2010

Curso sobre a importância da cefalometria radiográfica para o diagnóstico ortodôntico e ortopédico

No Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), as denúncias de erros com tratamentos ortodônticos só perdem para os problemas com implantes

No campo da saúde bucal, a Orto­dontia está entre as especialidades com maior avanço científico, técnico e tecnológico, dos últimos tempos, fato que pode ser comprovado pelo número de pesquisas e publicações científicas na área, como também pelo crescimento da indústria do setor. “Mas todo esse avanço não produz efeitos sozinhos. O dentista precisa ter base científica para escolher as melhores técnicas, para saber como dominá-las e para decidir qual a conduta mais indicada, principalmente no momento do diagnóstico e do planejamento do caso”, defende o Prof° Fábio Nauff, coordenador do Curso de Cefalometria Radiográfica para o Diagnóstico Ortodôntico e Ortopédico do CETAO.

 Se não houver uma boa abordagem do problema ortodôntico nestas duas etapas – diagnóstico e planejamento –, muitos problemas podem surgir. “Um tratamento mal conduzido pode ser muito longo, acarretando um custo maior para o paciente, além de desencadear um desgaste no relacionamento dentista-paciente. A importância do diagnóstico e do planejamento precisos é bastante ampla, pois um único equívoco pode comprometer a função mastigatória do paciente, provocar dores, alterar sua estética facial e fragilizar psicologicamente o indivíduo”, destaca Fábio Nauff.

 “O cuidado especial com o diagnóstico e o planejamento deve começar já na anamnese e exame clínico, que permitem a coleta de importantes informações que vão determinar a solicitação de exames complementares. A primeira pergunta a fazer ao paciente é qual a sua queixa principal. Outras perguntas servem para saber o fator etiológico da doença, se intrínseco ou ex­trín­seco”, diz Nauff, que também é Mestre em Diagnóstico por imagem pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

Importância da cefalometria para o diagnóstico

O diagnóstico ortodôntico é conseqüência do somatório de diversos exames, dentre os quais o exame clínico, seguido pelas radiografias intra-orais, análises cefalométricas e os modelos. “A cefalometria transcendeu os limites da Ortodontia e da Ortopedia Facial. Hoje é uma técnica fundamental para o diagnóstico e plano de tratamento em todas as áreas da Odontologia, onde se impõe a necessidade do evidenciar a arquitetura esquelética da face”, explica Fábio Nauff.

A cefalometria é um dos avanços mais importantes, registrados nos últimos tempos, para o estudo do crescimento e do desenvolvimento da ciência ortodôntica em geral. É a pedra fundamental sobre a qual se baseiam o conceito e o conhecimento atual da Ortodontia. “Apesar de não poder obter soluções diretamente da leitura das radiografias cefalométricas, não consideramos mais aceitável que o ortodontista analise um caso ou determine qual é o tratamento mais apropriado para um paciente, sem ter diante de si protocolos cefalométricos”, destaca Nauff.

 Além de complementar o diagnóstico, a cefalometria radiográfica é um valioso auxiliar no plano de tratamento, na observação do crescimento do paciente e na avaliação de casos. “No plano de tratamento, permite, inclusive, medir as necessidades de retrusão ou protrusão dos incisivos centrais, no sentido postero-anterior com suas conseqüentes alterações do perfil tegumentar”, diz o professor do CETAO.

Na observação do crescimento, por meio da análise de telerradiografias seriadas, a cefalometria possibilita ao dentista observar o paciente em seu estado dinâmico de evolução do crescimento. “Na avaliação de casos, da mesma forma, registra diferentes etapas do tratamento, serve como instrumento de documentação para constatar a evolução dos tratamentos”, afirma o Prof° Fábio Nauff, coordenador do Curso de Cefalometria Radiográfica para o Diagnóstico Ortodôntico e Ortopédico do CETAO.

 Sobre o curso

 1) Corpo docente:

· Profa. Dra. Eliane Cecílio

Mestre e Doutora em Ortodontia pela FOUSP

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4792075Z6

 · Prof. Fabio Nauff

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Fundecto (USP)

Mestre em Diagnóstico por imagem pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP)

 · Prof. Luciano Wagner Ribeiro

Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares (UNIARARAS)

 2) Data de realização:

 29 de abril a 15 de julho de 2010 - 5as feiras (33 h/a)

Horário: 19h00 às 22h00

 3) Objetivo do Curso:

 Oferecer ao cirurgião-dentista o conhecimento e a aplicação clínica das principais análises Cefalométricas, para aplicação prática no diagnóstico Ortodôntico e Ortopédico e interpretação da documentação ortodôntica.

 4) Programa:

 Desenho Anatômico / Análise padrão USP (Downs, Reidel, Tweed, Interlandi, Vigorito, Steiner, Holdaway) / Análise de Ricketts (32 fatores, VERT) / Análise de McNamara / Análise de Jarabak / Análise de Bimler / Análise de Rocabado / Análise Frontal de Ricketts. Prática com Traçado Manual e interpretação das análises.

 SOBRE O CETAO:

O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.

www.cetao.com.br

http://carreiraodontologica.wordpress.com

http://twitter.com/cetao

http://carreiraodontologica.wordpress.com

http://twitter.com/cetao

marketing@cetao.com.br

Tel: (11) 50512370


Autor: MW Consultoria de Comunicação
Fonte: CETAO

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581