.
 
 
Especialização na ESP-RS
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/05/2010

Especialização na ESP-RS

Instituição aumenta a oferta de cursos de e qualifica mais de 2 mil profissionais

A Escola de Saúde Pública aumentou o número de cursos em 2010, com a oferta de mais de 40 especializações que devem qualificar cerca de 2 mil profissionais. O crescimento da instituição ainda inclui a capacitação de mais de 8,5 mil agentes comunitários de Saúde nos próximos três anos, por meio da Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde do RS (ETSUS). Vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, a ESP completa 48 anos em julho.

- O nosso foco é na qualificação do atendimento realizado pelos trabalhadores da área da Saúde. Estimamos que cerca de 70% dos profissionais do Sistema Único de Saúde já passaram por cursos da ESP -, aponta Sandra Vial, diretora da escola desde 2007.

Formação técnica gratuita

Sandra destaca a inauguração da ETSUS no Rio Grande do Sul, concretizada em 2009 pelo governo do Estado, como central para a expansão das atividades da ESP. Até então, o Estado não integrava a rede de ETSUS do país, que possibilita a formação em nível técnico para trabalhadores do SUS em áreas como enfermagem e saúde bucal.

- As pessoas que antes precisavam buscar esta formação em escolas privadas, agora contam com a capacitação gratuita e de qualidade oferecida pela ESP, por meio da ETSUS-, comemora Sandra.

Nesse ano, entre outros cursos, a ETSUS abre a segunda turma de cuidadores de idosos.

Especialização alia inovação e tradição

Especialização em Envelhecimento Ativo, Administração Pública em Saúde e Comunicação em Saúde estão entre as novas pós-graduações oferecidas em 2010, que se somam às especializações tradicionais, como a de Saúde Pública, que formou sua 30ª turma no ano passado, para totalizar 44 cursos. Para o aumento da oferta e da diversidade dos cursos, Sandra explica que não foi necessário incremento nos recursos da ESP:

- Reorganizamos a escola para melhor utilização dos recursos já existentes e apresentamos projetos para organismos nacionais e internacionais, buscando financiamentos.

Para a diretora, o curso mais inovador é o de Direito Sanitário, o primeiro do gênero no RS, oferecido desde 2007.

- O grande salto é efetivarmos o direito a ter direito à saúde, um salto que não podemos dar sem o Judiciário -, justifica Sandra. A ESP tornou-se referência em Direito Sanitário no Mercosul para a Organização Pan-Americana de Saúde e na região Sul para o Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da USP.

A coordenadora de ensino, Mara Níbia da Silva, lembra que a escola também disponibiliza cursos de aperfeiçoamento, de extensão e de formação para gestores, como os 7 cursos de gestão hospitalar em andamento, os 26 cursos de gestão em Saúde, ambos descentralizados, e a participação no curso nacional de qualificação dos gestores do SUS, com 11 turmas de ensino à distância no Estado que formarão aproximadamente 310 alunos. No total, mais de 2,1 mil profissionais serão qualificados pela ESP neste ano.

- Um dos nossos princípios é agregar ao rigor acadêmico a prática e experiência de quem trabalha na área -, pontua Mara, que ainda menciona o programa de Residência Integrada em Saúde da ESP, que oferece residência médica e multiprofissional em saúde mental, dermatologia sanitária, pneumologia sanitária e atenção básica.

Parcerias internacionais

A realização de grande parte dos cursos conta com parcerias de peso internacional, como a Universidade de Roma Três, Universidade de Salerno, Universidade de Sorbonne Paris I, Escola Nacional de Saúde Pública de Portugal e instituições da Espanha, entre outros países. A diretora Sandra destaca a promoção dos primeiros cursos binacionais de especialização em Saúde Pública, voltados para as fronteiras com o Uruguai, em Santana do Livramento, e com a Argentina, em São Borja.

- A principal marca da atual gestão da ESP é a ousadia de ir além do papel de reprodutora dos programas do Ministério da Saúde para se tornar inovadora, sair dos limites do Brasil, sem deixar de cumprir com os compromissos com o ministério -, afirma Sandra.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581