.
 
 
Hospital Sanatório Partenon
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/05/2010

Hospital Sanatório Partenon

Abre exposição que marca os 100 anos de história da instituição

A exposição que marca os 100 anos do Hospital Sanatório Partenon (HSP), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES), intitulada "Caminhos do Partenon: do Hospital de Isolamento ao Sanatório", será aberta (18), às 19h, no Museu da História da Medicina do RS - MUHM, situado na Avenida Independência, 270. A secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, estará presente no evento. A mostra está instalada no prédio histórico do Hosp. Beneficência Portuguesa, e é uma ação comemorativa do Dia Internacional dos Museus. Está composta de fotos, painéis, equipamentos antigos utilizados pelo hospital, além de depoimentos de pacientes que lá foram atendidos ao longo deste período.

O antigo Prédio de Isolamento, transformou-se hoje no Serviço de Atenção Terapêutica(SAT) do Hospital. O HSP foi o primeiro hospital público do RS destinado ao atendimento de tuberculose, inaugurado em 27 de janeiro de 1951. Construído dentro da proposta antiga cujo objetivo principal era o isolamento dos doentes em hospitais (sanatórios), criados na década de 1940, e mantidos longe do convívio social e familiar. Com isso, visavam diminuir a disseminação da doença. Os pacientes eram tratados com tuberculostáticos, medicamentos específicos para o tratamento da tuberculose. Em 1983, foi diagnosticado na instituição o primeiro caso de Aids no Estado.

Em suas dependências, na Av. Bento Gonçalves, 3722, na capital, funcionam os serviços: SAMU Metropolitano, Central de Transplantes e Central de Regulação de leitos hospitalares. Lá são desenvolvidas ações de ensino e pesquisa (hospital escola) com Pós Graduação e campo de estágio curricular e remunerado na área da saúde e educação: UFRGS, PUC, UNISINOS, ULBRA, FEEVALE e IPA, contribuindo com as políticas da Secretaria Estadual de Saúde e do Sistema Único de Saúde.

Em 2003, o hospital criou Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis - CAMMI, a fim de qualificar a assistência para os portadores de hepatite C, com uma média de 2.369 atendimentos/procedimentos/mês. Em 1993, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, implantou os Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais - CRIEs em todo o país. No RS, o CRIE foi criado em 1996, no Hospital Sanatório Partenon, com investimento na aquisição de imunobiológicos de moderna tecnologia e alto custo, com uma média de 3524 atendimentos/procedimentos/mês. No HSP também funciona o Centro de Referência Municipal para Acidentes com Material Biológico: com plantão 24 horas para atendimento às pessoas que sofrem acidentes ou lesões com risco de transmissão de HIV e Hepatites.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581