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Instituto SER promove Curso de Atualização e Pesquisa em Autismo Infantil
 
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25/05/2010

Instituto SER promove Curso de Atualização e Pesquisa em Autismo Infantil

Programação, voltada para profissionais que já trabalham com autismo, apresenta os avanços e discute os resultados das últimas pesquisas realizadas no mundo

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Com o intuito de apresentar os últimos avanços das pesquisas mundiais e as principais novidades sobre o Autismo Infantil a profissionais envolvidos com o tratamento e desenvolvimento de pessoas acometidas por essa disfunção, o Instituto SER promove, nos dia 28 e 29 de maio, o I Curso de Atualização e Pesquisa em Autismo Infantil.

Coordenado pelo professor e doutor em Psiquiatria da Infância e Adolescência, César de Moraes, o workshop conta ainda com a presença e participação da psicóloga clínica de crianças e adolescentes, doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora na área de autismo infantil, Cleonice Bossa, e do psiquiatra da Infância e Adolescência, Coordenador do Ambulatório de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento da PUC-Campinas, doutor e pesquisador na área de autismo infantil, Caio Abujadi.

De acordo com a terapeuta ocupacional e diretora do Instituto SER, Claudia Dubard, o curso se destina a reflexões de ações profissionais, na comprovação e elaboração de instrumentos e recursos para o acompanhamento e desenvolvimento dos indivíduos autistas. "Esperamos criar um espaço de discussões para o tratamento e apoio especial, com a ampliação de pesquisas e ações no desenvolvimento das capacidades e potencialidades deste público. Privilegiamos um espaço de convivência e troca de experiências, prevendo um momento de apresentação de conceitos e o envolvimento profissional com questionamentos e interatividade", explica Claudia Dubard.

Como definir o autismo?

Eles são crianças, jovens ou adultos. Têm comportamentos repetitivos, uma percepção própria da vida e das questões que os rodeiam no dia-a-dia. Possuem dificuldades para interpretar os fatos e para se fazerem compreender pelo mundo que os cerca. Por terem muita dificuldade de expressão e por não serem facilmente compreendidos, muitas vezes se isolam e criam um mundo próprio, baseado apenas no que é real, distante das brincadeiras e das ilusões que qualquer criança consegue sustentar.

Diferentemente de muito do que é difundido, o autismo é um transtorno do desenvolvimento que acomete o indivíduo desde sua infância e que, se tratado precocemente por profissionais especializados, tem seus sintomas gradualmente reduzidos, levando os indivíduos a uma rotina considerada normal, que inclui a inserção no mercado de trabalho, o desenvolvimento de relações sociais e conjugais e a execução das atividades rotineiras, como cuidar da casa e dedicar as horas livres ao lazer e à prática de esportes.

De acordo com a psicóloga do Instituto SER, mestre em Educação Infantil, Fátima Abad Sanchez, o autismo é considerado uma síndrome comportamental, que acarreta prejuízos no desenvolvimento da linguagem, social e do cognitivo. "É como se o ‘faz de conta', tão comum para as crianças, não existisse. Eles se prendem ao ‘mundo do real' e não conseguem compreender que podemos fantasiar situações", explica a especialista.

A terapêutica, ainda segundo ela, é realizada por uma equipe multidisciplinar, por meio da estimulação da linguagem. "Cada profissional, seja o psicólogo, o terapeuta ocupacional, o fonoaudiólogo ou mesmo o fisioterapeuta deve trabalhar de forma específica em sua área de atuação para a construção do universo subjetivo, atribuindo função e significado a tudo que é realizado", acrescenta Fátima.

Conteúdo para pais e leigos será apresentado na sexta-feira à noite, para desmistificar o autismo diante dos que têm de conviver com ele

No dia 28, a partir das 18h, é a vez de pais, familiares e profissionais leigos no tema receberem a orientação profissional a fim de desmistificar o autismo. "O intuito é fazer com que os participantes compreendam este transtorno, para que possam conviver melhor com autistas ou mesmo para que possam iniciar trabalhos relacionados ao tema", conclui Fátima Abad Sanchez.

Programação

Sexta-feira - dia 28 de maio

Atividade 1
13h - 15h - Diagnóstico do autismo infantil - aspectos históricos, critérios atuais, diagnóstico diferencial e a importância do diagnóstico precoce- Prof. Dr. César de Moraes
15h - 15h30 - coffe break

Atividade 2
15h30 - 17h30 - Epidemiologia e neurobiologia dos transtornos invasivos do desenvolvimento - Prof. Dr. Caio Abujadi

Sábado - dia 29 de maio

Atividade 3
8h30-10h30 - Como se estruturar um projeto de pesquisa na área de transtornos invasivos do desenvolvimento - Prof. Dr. César de Moraes
10h30 - 10h45 - coffee break

Atividade 4
10h45 - 12h45 - Instrumentos estruturados para pesquisa com autistas: CARS: ADI: ADOS - Prof. Dra. Cleonice Bossa
12h45 - 13h45 - almoço

Atividade 5
13h45 - 15h45 - Pesquisas em tratamentos biológicos - Prof. Dr. Caio Abujadi
15h45 - 16h - coffe break

Atividade 6
16h - 18h - Pesquisas em inclusão escolar e métodos de estimulação de indivíduos autistas- Prof. Dra. Cleonice Bossa

Coordenador do Curso: Prof. Dr. César de Moraes - Psiquiatra da Infância e Adolescência; Professor Doutor do Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Psiquiatria Infantil (NAEPPI) da PUC- Campinas

Professores Convidados

Profa. Dra. Cleonice Bossa - Psicóloga Clínica de crianças e adolescentes; Profa. Dra. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; pesquisadora na área de autismo infantil

Prof. Dr. Caio Abujadi - Psiquiatra da Infância e Adolescência, Coordenador do Ambulatório de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento da PUC-Campinas - pesquisador na área de autismo infantil

Serviço

I Curso de Atualização e Pesquisa em Autismo Infantil
Data: 28 e 29 de maio de 2010
Local: Instituto SER
Rua Arnaldo Barreto, 681 - Bairro S Bernardo, Campinas, SP
Inscrições: 19 3272 2520 ou www.institutoser.com.br


Autor: Instituto SER
Fonte: Komunica Assessoria de Imprensa

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