.
 
 
Residência em Otorrino da Medicina/Unesp recebe conceito máximo em avaliação nacional
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/06/2010

Residência em Otorrino da Medicina/Unesp recebe conceito máximo em avaliação nacional

A especialização oferecida em Botucatu obteve nota “A” junto com outras dezesseis instituições

Programa de residência médica em otorrinolaringologia mantido pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebeu a mais alta classificação em avaliação realizada pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial- ABORLCCF. Foram avaliados, ao todo, 83 programas de residência médica da especialidade em todo país e as notas variavam de A a D.

A especialização oferecida em Botucatu obteve nota “A” junto com outras dezesseis instituições, entre elas: Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), USP (Universidade de São Paulo) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Representantes da entidade avaliadora estiveram na FMB em 2009 para a análise que consistiu em visitas aos locais onde a especialização ocorre e entrevistas com professores e residentes.

Foram observados critérios que envolveram desde instalações hospitalares, equipe, tecnologia existente nas dependências e suporte das equipes multidisciplinares. Também foi um dos quesitos a qualificação e titulação dos professores integrantes do programa.

Segundo professor Onivaldo Bretan, do Departamento de Oftalmologia, Otorrino e Cirurgia da Cabeça e Pescoço da FMB e responsável pelo programa à época da avaliação, outros aspectos foram observados como titulação dos docentes responsáveis pelo programa e os benefícios que a residência médica oferece em termos de atendimento. “Tais critérios foram importantes para se ter uma visão das condições de ensino nessa especialidade. Com isso, foi possível verificar as deficiências e criar condições de melhorias no aprimoramento de nossos médicos”, ressalta.

“O conceito A divulgado pela ABORLCCF significa o reconhecimento da qualidade do corpo docente integrante do programa. Tanto para o Hospital das Clínicas como a própria FMB, este posicionamento coloca as instituições como referências nacionais tanto nas áreas educacionais quanto no atendimento ao usuário do SUS (Sistema Único de Saúde)”, complementa a atual coordenadora do programa, profª Silke Weber.

Mantido pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp desde a década de 1970, o Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia tem duração de três anos (mais doze meses opcionais), oferece três vagas anuais e agrega atualmente nove médicos realizando a especialização. Compõem o corpo docente seis professores, dois médicos e o apoio de fonoaudiólogos e psicólogos.

A relação completa dos serviços avaliados e a posterior classificação podem ser conferidas aqui.


Autor: Flávio Fogueral
Fonte: Jornal da FMB

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581