.
 
 
APM promove atualização para gastroenterologistas
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/06/2010

APM promove atualização para gastroenterologistas

Inscrições abertas

Em 26 de junho a Associação Paulista de Medicina organiza encontro científico voltado a médicos, graduandos e residentes de gastroenterologia. A idéia é transmitir, principalmente aos alunos de graduação, informações sobre diagnóstico da hepatite viral frente a um paciente com sintomas vagos, além de debater as bases de como tratar as hepatites B e C.

Atualmente existem aproximadamente 170 milhões de portadores da hepatite C e 350 milhões de infectados pela hepatite B no mundo. Normalmente não há sintomas específicos para detectar o problema no período de infecção aguda; pode haver apenas um mal-estar geral, dor de cabeça, náuseas e vômitos, como em outras viroses, por exemplo.

Aliás, segundo a coordenadora do encontro, dra. Wanda Regina Caly, Doutora na área de Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, "certas vezes o sinal, icterícia, que mais chama a atenção do paciente, pode não estar presente tanto na fase aguda como crônica da doença. É comum o paciente nem imaginar que é portador de uma hepatite viral aguda. O que o leva ao médico, comumente, ou é o intenso mal-estar ou a icterícia." A procura do médico, outras vezes, se faz pelo resultado de coleta de sangue solicitada por banco de sangue na hora de uma doação ou ainda nas fases mais tardias da doença, isto é, quando surge quadro clínico de descompensação hepática, com aparecimento de complicações.

Na hepatite B a via mais usual de contágio é a sexual. Na hepatite C, a infecção atinge especialmente usuários de drogas ilícitas que compartilham seringas e agulhas.

É possível evitar a hepatite B com vacinação; hoje ela já faz parte do calendário infantil do Ministério da Saúde. Já no caso da hepatite C, a prevenção é fundamental, como evitar compartilhar seringas e agulhas e outros materiais pérfuro-cortantes.

O encontro na Associação Paulista de Medicina será dividido em cinco blocos. A dra. Wanda Caly,coordenará as palestras e discussões sobre as hepatites virais; as dras. Edna Strauss, Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia e atual representante junto à Associação Médica Brasileira, e Suzane Kioko Ono-Nita, coordenadora dos ambulatórios de hepatologia clínica do serviço de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tratarão de epidemiologia e métodos, quadro clínico e bases de tratamento e casos clínicos da hepatite B; as dras. Maria de Fátima Gomes de Sá Ribeiro, médica assistente da clínica de Gastroenterologia do Hospital Heliópolis, e Fabíola Rabelo, Médica colaboradora do serviço de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina do ABC, apresentarão um painel sobre aspectos gerais da hepatite C.

Curso de Gastroenterologia - Hepatites Virais
Data: 26 de Junho de 2010
Horário: 09h às 13h
Local: APM
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - São Paulo - SP
Informações e inscrições: (11) 3188-4281
E-mail: inscricoes@apm.org.br


Autor: Imprensa
Fonte: Federação Nacional dos Médicos

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581