.
 
 
Brasil sedia congresso latino-americano para o estudo do fígado
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/07/2010

Brasil sedia congresso latino-americano para o estudo do fígado

Nos dias 12 a 14 de agosto

O fígado, maior órgão do corpo humano, é capaz de realizar, nas 24 horas do dia, cerca de 500 funções diferentes, algumas fundamentais para a preservação da vida. Entre elas, forma a bile que ajuda na digestão dos alimentos. Reserva energia, armazenando açúcar para liberar quando for necessário. Produz proteínas para que o corpo possa se manter sempre saudável. Produz, também, coagulantes para estancar o sangue em caso de cortes.
Elimina substâncias que podem causar problemas, como resíduos de alimentos não aproveitados. Quando não consegue realizar alguma de suas atribuições, o fígado está doente.

Entre os males que mais acometem o órgão estão as hepatites virais. A hepatite C, inflamação do órgão causada pela infecção através do vírus da hepatite C
(VHC ou HCV), transmitido pelo contato com sangue contaminado, acomete cerca de 1,5% da população brasileira. A hepatite B, também infecciosa e transmitida pelo sangue, é provocada pelo vírus da hepatite B (VHB). É a mais perigosa das hepatites e atinge 1% dos brasileiros. Os portadores podem desenvolver cirrose e cancro no fígado, patologias responsáveis pela morte de 1 milhão de pessoas por ano em todo o planeta. O câncer de fígado figura como a sexta causa de tumores malignos no mundo e, no Brasil, é uma das principais razões de transplante. E, a falta de doadores é preocupante de norte a sul do país. Na Bahia, por exemplo, a taxa é de 3 doações por 1 milhão de habitantes. No Rio Grande do Sul, chega a 13 doações. A média, no Brasil todo, é de 8 doações de fígado para cada 1 milhão de habitantes.

O carcinoma hepatocelular, o tumor no fígado, é um dos principais temas do Congresso da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado – ALEH, que ocorre pela terceira vez no Brasil e a primeira, em Porto Alegre. A 21a. edição do evento, coordenada pelo hepatologista Paulo Roberto Lerias de Almeida, reúne, de 12 a 14 de agosto, no Centro de Eventos São José, mais de 600 hepatologistas, gastroenterologistas, infectologistas e cínicos. A ALEH, presidida pelo hepatologista gaúcho Angelo Alves de Mattos, traz ao Brasil para ministrar as conferências, os mais renomados especialistas da América Latina, Europa e Estados Unidos.

A programação completa do XXI Congresso da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado – ALEH pode ser conferida no site www.alehigado.com.

Informações e inscrições: (51) 3061-2957


Autor: Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado
Fonte: Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581