.
 
 
Desinformação mata e Semana de Alerta quer diminuir casos fatais
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/07/2010

Desinformação mata e Semana de Alerta quer diminuir casos fatais

Semana de Prevenção do Aneurisma de Aorta chama atenção para doença grave e desconhecida

  Ciro com Dr. Saad

 Tramita, na Assembléia Legislativa do RS, projeto de lei n.º 132/2010, de autoria do deputado Ciro Simoni (PDT), que cria a “Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Aneurisma de Aorta”, a partir de 25 de outubro.

O deputado Ciro Simoni, que é médico radiologista, tomou a iniciativa a partir de conversas com o colega médico e Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – RS, Dr. Eduardo Keller Saadi. É através de exames de RX, especialidade de Simoni, que o Aneurisma de Aorta é detectado, cabendo ao cirurgião cardiovascular, habilidade de Saadi, o tratamento. Nesta quarta-feira (30/06), os dois se reuniram para planejar as ações da Semana (foto).

A doença grave, sem sintomas e indolor, é praticamente desconhecida pela população. Quase sempre é descoberta por acaso quando o paciente faz exames de imagem para investigar outro problema de saúde. É fatal para 90% dos que ignoram a doença. De 40 a 50% morrem antes de chegar no hospital, outros 40% têm óbito pós-operatório. Se o grupo de risco fizesse check-up vascular, anualmente, as mortes seriam reduzidas.

- As pessoas precisam fazer prevenção. O aneurisma de aorta se torna ainda mais preocupante por incidir majoritariamente numa população que vem crescendo em nosso país, a de pessoas acima dos 55 anos. Se for descoberto a tempo, o tratamento adequado salva 98% dos casos.– Afirma Dr. Saadi, que também é professor de Medicina da UFRGS e médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Para o autor do Projeto de Lei, a criação da semana de alerta é fundamental para a diminuição dos índices de mortalidade.

- A ação do Poder Público visa sensibilizar a população para os aneurismas da aorta e divulgar os principais fatores de risco desta doença grave, permitindo assim aumentar o número de diagnósticos precoces. Poderá ser feita através de campanhas de esclarecimento, bem como, disponibilizando, pela rede pública ou custeada por esta, o exame para detecção, ainda em fase inicial da doença. Além da promoção de saúde, deve-se considerar a economia futura para os cofres públicos. Serão evitados gastos com internações e medicamentos, medidas extremas, tardias e pouco eficazes no caso de aneurisma da aorta, já que, se diagnosticada precocemente, a doença tem cura. - Justifica o Deputado Simoni.

O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia e, na seqüência, da Comissão de Saúde. E, depois de aprovado, vai para votação no Plenário.

Aneurisma de Aorta

A aorta é a principal artéria do corpo humano. Nasce no coração, atravessa o tórax e o abdome, dando origem a todos os vasos que levam o sangue aos diversos segmentos do organismo. O aneurisma é uma dilatação permanente e progressiva que se forma num determinado ponto da aorta. O diâmetro médio da artéria é de 2cm. No local em que atingir 3cm ou mais é considerado aneurisma. Como um balão de borracha, quanto mais inflado, mais chances tem de estourar. Quando se rompe, causa hemorragia interna e mata metade das vítimas antes do atendimento médico. Outros 40% falecem durante a cirurgia de urgência ou, ainda, no pós operatório.

Tratamento

Quando a lesão atinge um diâmetro igual ou maior que 5cm, o tratamento indicado é cirurgia convencional para "costurar" uma artéria artificial no lugar do aneurisma ou um procedimento mais recente, a cirurgia endovascular, que consiste na introdução de uma prótese a partir da virilha. Através de pequenas incisões, uma endoprótese é inserida por um cateter pela artéria femoral até o local da lesão, onde é liberada e o aneurisma excluído. O Brasil, incluindo o RS, é um dos poucos países, no mundo, que realiza esse método menos invasivo.

Foto: Antão Sampaio


Autor: Semana de Alerta
Fonte: Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581