.
 
 
Curso aborda Diagnóstico e Tratamento das várias faces do Trauma Psicológico
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/07/2010

Curso aborda Diagnóstico e Tratamento das várias faces do Trauma Psicológico

Psicólogo e Doutor em Neurociências e Comportamento pela USP Julio Peres ministrará curso no Hospital Pérola Byington, em São Paulo

A população geral é afetada pelas características traumatogênicas do mundo contemporâneo, tais como: incremento da velocidade; ansiedade aumentada; dificuldade de controle dos impulsos; acirramento da competitividade; aumento da instabilidade, da imprevisibilidade e da insegurança; propagação do medo; difusão da impotência; fragmentação das funções materna/paterna; aumento da solidão; comprometimento da capacidade empática; tendência ao individualismo; incremento da rivalidade em detrimento da solidariedade; desamparo; crise de valores; sentimento de inutilidade; estímulo exacerbado ao consumo; ilusão de alcance da felicidade, da completude ou da superioridade através do consumo (drogas; álcool; alimentos; objetos); imediatismo e aumento da dificuldade de suportar frustração. Alguns desses fatores em conjunto podem causar micro-traumas e resíduos cumulativos ao longo do tempo, desencadeadores de sintomas tal como aqueles causados por eventos traumáticos avassaladores.

“Estudos epidemiológicos revelam que a massiva maioria da população sofreu ou sofrerá um ou mais eventos potencialmente traumáticos como perda de entes queridos, acidentes, violência, hospitalização, conflitos inter-pessoais graves, catástrofes naturais ou causadas pelo homem, entre outros. Em torno de 10% da população geral apresenta Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e 30%, TEPT parcial, enquanto grupos de risco podem apresentar prevalência do transtorno entre 52% e 87%. Os indivíduos com TEPT têm probabilidade três vezes maior para emersão de outros transtornos, comorbidades e/ou queixas somáticas”, afirma Julio Peres.

E segundo pesquisas em todo o mundo, há uma forte relação entre o trauma psicológico e o desenvolvimento de TEPT, transtorno depressivo, transtorno somatoforme, dores crônicas, fobias específicas e fobia social, automutilação, suicídio, comportamentos de alto risco e abuso de substâncias (como drogas e álcool). Traumas psicológicos podem também exercer significativa influência em comportamentos com isolamento social, distorções de percepção da identidade pessoal e alterações da crítica e do julgamento, sem necessariamente caracterizar um transtorno.

“Estes dados reafirmam a importância de um tratamento especializado para os pacientes com traumas psicológicos. A psicoterapia tem sido indicada como a primeira linha de tratamento ao trauma, por ser a estratégia mais relevante para diminuição do risco de cronicidade. O tratamento adequado precoce pode evitar a configuração do TEPT, a emersão de comorbidades assim como o deslocamento de sintomas para expressões somáticas”, explica Julio Peres.

Sobre o Curso no Hospital Pérola Byington

A especialização no Diagnóstico e Tratamento das várias faces do Trauma Psicológico responde a uma necessidade premente do grande contingente de indivíduos afetados pelo trauma psicológico, apresentado por várias faces, que não recebem atenção profissional especializada.

“O nosso objetivo é formar psicólogos e psiquiatras para o diagnóstico e tratamento eficazes das vítimas de traumas psicológicos. A ênfase será dada à compreensão das dinâmicas de comportamento que aumentam a vulnerabilidade para recorrência traumática, assim como ao crescimento pós-traumático e ao preparo do profissional para o atendimento terapêutico eficaz”, completa Julio Peres Psicólogo clínico e Doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Programa

Conceitos e formação teórica

· Conceitos de trauma psicológico e Transtorno de Estresse Pos-Traumático (TEPT);

· Quando o evento estressor se torna um trauma?

· Trauma sem palavras

· As várias faces do trauma psicológico e subtipos do TEPT;

· Como Percebemos o Mundo?

· Trauma e Subjetividade;

· Traumas Inconscientes;

· Personalidade e Trauma;

· Perfil psicológico do paciente traumatizado;

· Perfil psicológico do agressor;

· Perfil psicológico da vítima;

· Aprendizado de Extinção e Resiliência: crescimento pós-trauma;

· O preparo do terapeuta ao tratamento de indivíduos traumatizados;

Tratamentos e prática clinica

· Estudos fronteiriços sobre a patofisiologia do trauma psicológico;

· Neuroimagem da percepção, dos estados alterados de consciência, do TEPT, de memórias traumáticas e psicoterapia;

· Abordagens terapêuticas ao TEPT: psicoterapia e farmacoterapia;

· Abordagens endereçadas aos indivíduos traumatizados: Psicanálise, Terapia Cognitivo Comportamental, EMDR, Psicoterapia Interpessoal e Terapia de Exposição e Reestruturação Cogniviva;

· Fases do processo: vítima, sobrevivência e superação;

· Contribuições das Neurociências a Psicoterapia eficaz;

· Neurônios-espelho: o que os exemplos de superação ensinam;

· Religiosidade, Espiritualidade e Saúde;

· Contribuições da ciência do Bem-estar e da Felicidade;

· Estudo de casos clínicos: psicoterapia e evolução clínica;

· Programa de 12 sessões de Terapia de Exposição e Reestruturação Cognitiva ao TEPT.

Público Alvo: Psicólogos e Psiquiatras e estudantes das respectivas áreas

Início: 13 de Agosto

Duração: 4 meses (aulas quinzenais às sextas-feiras)

Local: Hospital Pérola Byington (Av. brigadeiro Luiz Antonio, 683 – São Paulo)

Informações e Inscrições: 11 3068-9684 Gisela

Dr. Julio Peres

Psicólogo clínico e Doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pesquisador do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (PROSER) do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, fez Pós-doutorado no Center for Spirituality and the Mind, University of Pennsylvania. Autor do primeiro estudo que investigou os efeitos neurobiológicos da psicoterapia em indivíduos com traumas psicológicos através da neuroimagem funcional, Julio Peres possui vários artigos científicos publicados sobre psicoterapia, trauma psicológico, resiliência, espiritualidade e superação. Autor do livro “Trauma e Superação: o que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade ensinam”. www.julioperes.com.br


Autor: Imprensa
Fonte: Flöter&Schauff

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581