.
 
 
Hospital promove diagnóstico gratuito e orientação de tratamento para portadores de lombalgia
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/07/2010

Hospital promove diagnóstico gratuito e orientação de tratamento para portadores de lombalgia

No próximo dia 14 de agosto (sábado), em São Paulo, Capital

 No próximo dia 14 de agosto (sábado), o Centro de Dor do Hospital 9 de Julho promoverá atendimento gratuito para portadores de lombalgia, pela campanha Viva Sem Dor 2010. A ação tem como objetivo orientar os pacientes quanto ao diagnóstico e tratamento desta doença, que é um dos problemas mais recorrentes da medicina, chegando a acometer 90% da população em alguma fase da vida. As consultas serão realizadas das 8 hs às 12hs e das 14 hs às 17 horas e é necessário agendamento prévio por telefone.

Especialistas em neurocirurgia, ortopedia, reumatologia, fisioterapia e psicologia, dentre outros, após breve explanação sobre a doença, atenderão os participantes, verificarão seus exames – caso possuam –, para proceder diagnóstico e orientação de tratamento, seja no próprio Hospital ou serviço público, que será indicado pelos profissionais durante a ação.

Segundo o neurocirurgião e coordenador do atendimento gratuito, dr. Alexandre Elias, “cerca de 20% das pessoas com lombalgia apresentam algum problema mais sério, que pode levar à incapacitação e afastamento das principais rotinas diárias por períodos extensos, ou mesmo definitivamente. Por isso, o correto acompanhamento por equipe multidisciplinar é essencial”.

Causas da lombalgia

A grande maioria das dorsalgias, grupo de patologias em que a lombalgia é agrupada, é causada por entorses, distorções, trauma ou em função de deformidade da estrutura anatômica. Cerca de 10% das pessoas, no entanto, apresentam dorsalgia por doenças sistêmicas.

O fechamento do diagnóstico depende de minucioso levantamento do histórico do paciente. Fatores que levaram ao desencadeamento da dor, bem como a sua natureza e duração, são os mais relevantes a serem considerados.

A dorsalgia pode ser influenciada por má qualidade do sono, fadiga, sedentarismo e fatores psicossociais. A percepção e o relato da dor pelo paciente, assim como o grau de disfunção, estão diretamente ligados a estas causas e também influem os resultados do tratamento.

A lombalgia também pode ser causada por esforços repetitivos, excesso de peso, condicionamento físico inadequado, erro postural, falta de ergonomia no trabalho, osteoartrose da coluna, osteofitose (bico de papagaio) e osteoporose.

O tratamento da lombalgia crônica é direcionado ao alívio das causas e pode incluir redução de peso, exercícios para melhorar o tônus, resistência muscular e postura. Os analgésicos também podem ser utilizados, por tempo determinado, bem como a infiltração de corticosteróides e anestésicos locais para casos associadas à síndrome miofacial ou fibromialgia. Para dores sem resposta ao tratamento conservador, a cirurgia pode ser indicada.

Estatística sobre a dor musculoesquelética

A dor musculoesquelética, aguda ou crônica, focal ou difusa, com frequentes lesões em ossos, articulações, músculos e estruturas circunjacentes, geralmente apresenta-se por lombalgias, tendinites, tendinoses, neuropatias, mialgias e fraturas por estresse. Afeta cerca de 90% da população na forma aguda e 33% na forma crônica, com consequência de 30% de absenteísmo do trabalho.

Sobre a campanha Viva Sem Dor

Este é o terceiro ano que o Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho dedica parte de suas atividades para a campanha educativa Viva Sem Dor, alinhando seus temas aos trabalhos da associação americana IASP (International Association for the Study of Pain).

Sob o slogan “Contra a Dor, Mexa-se!”, o foco da campanha em 2010 são as dores musculoesqueléticas, com atividades de palestras, diagnósticos gratuitos, chats, entre outros.

Sobre o Centro de Dor do Hospital 9 de Julho

Criado há 09 anos, o Centro de Dor do Hospital 9 de Julho oferece o mais completo serviço para o tratamento da dor.

O Serviço abriga equipes das mais diversas especialidades, atuando de forma integrada e multidisciplinar para dar todo o suporte de atendimento, desde uma simples consulta até os mais complexos exames e tratamentos cirúrgicos, quando necessário.

O Centro atua com visão sistêmica de interligação de suas especialidades, potencializando as chances de resultados do tratamento aplicado a cada paciente, em prol da melhor qualidade de vida.

FICHA TÉCNICA - ATENDIMENTO GRATUITO PARA PORTADORES DE LOMBALGIA

Data: 14 de agosto de 2010

Horário: das 8 às 12h e das 14 às 17h

Local: Centro de Dor do Hospital 9 de Julho

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 613 – 8º Andar – Ala D – Cerqueira César – São Paulo

Inscrições: gratuitas e limitadas pelos telefones 11 3539.99901 e 11 3539.9902

Viva Sem Dor na web:

Hot-site: http://www.centrodedor.com.br/vivasemdor

Blog: http://centrodedor.wordpress.com

Twitter: http://www.twitter.com/vivasemdor

YouTube: http://www.youtube.com.br/centrodedor


Autor: Imprensa
Fonte: Baruco Comunicação Estratégica

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581