.
 
 
Congresso internacional aponta novos conhecimentos para profissionais da saúde em Porto Alegre
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/10/2010

Congresso internacional aponta novos conhecimentos para profissionais da saúde em Porto Alegre

Nos dias 15 e 16 de outubro

Nos dias 15 e 16 de Outubro, 14 palestrantes de cinco países, entre dentistas, médicos e pesquisadores, estarão em Porto Alegre para tratar de um tema que afeta a vida de milhares de brasileiros, mas ainda pouco trabalhado no país: disfunções e patologias da ATM (articulação temporomandibular). Considerada a primeira cintura do corpo humano, a ATM, quando prejudicada, pode causar bruxismo, dores de cabeça, dor de ouvido, tonturas e até diminuição da audição.

O encontro ocorre no Hotel Sheraton, a partir das 8h, com profissionais dos Estados Unidos, Portugal, Argentina, Porto Rico e Brasil, para apresentar a centenas de cirurgiões-dentistas, médicos, fisioterapeutas, otorrinos, neurologistas, reumatologistas e estudantes de todo o Brasil os estudos e técnicas mais recentes em relação ao tema.

Intitulado Patologias da ATM na Clínica Odontológica – Novas Perspectivas e com conferências entre 45 e 50 minutos, o evento, que está na sua 8ª edição, é organizado pela seção latino-americana da AACP – American Academy of Craniofacial Pain (Academia Americana da Dor Craniofacial, em português), entidade que reúne renomados e ativos pesquisadores nessa área em todo o mundo, e pela Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD).

“Muitos odontólogos não sabem que problemas que afetam milhões de brasileiros, como dor de cabeça ou no pescoço, zumbidos e até dor e pressão atrás dos olhos, podem pertencer ao seu campo de estudo”, revela Lidia Yavich, especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial e presidente do comitê organizador do evento. “A odontologia precisa aceitar que a estrutura mandibular é complexa, e que o dentista na verdade é também um ortopedista oral”, destaca.

Segundo pesquisa da Associação Dental Americana, 34% dos pacientes apresentam disfunções na ATM, e, na capital paulista, um estudo do Instituto do Sono, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apontou que 77% dos paulistanos apresenta dificuldades para dormir, e o bruxismo é o fator responsável em 10% das pessoas analisadas.

Especialista em radiologia e pós-graduado em clínica de dor e em patologias da ATM, o baiano Marcelo Matos destaca que o evento é enriquecedor porque oferece pontos de vista diferentes de profissionais de várias partes do mundo com reconhecimento internacional na área científica. “Este campo de estudo vive um momento de grande mudança, é bastante polêmico, e encontros como este são fundamentais para nos atualizarmos. Especialmente porque o Brasil, junto com Argentina e Estados Unidos, está avançado nesse segmento, e acaba sendo um grande estímulo para nós”, explica Matos.

Serviço:

O que: Congresso Patologias da ATM na Clínica Odontológica - Novas Perspectivas
Quando: dias 15 e 16 de outubro (sexta e sábado)
Onde: Hotel Sheraton (Rua Olavo Barreto Viana, 18 – Moinhos de Vento)


Autor: Vicente Medeiros
Fonte: Assessoria

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581