.
 
 
VIII Semana do Bebê vai enfatizar o aleitamento materno
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/10/2010

VIII Semana do Bebê vai enfatizar o aleitamento materno

Repleto de atrações, o Dia do Bebê (20 de novembro) será das 9h às 14h no parque da Redenção, em Porto Alegre

O Grupo Técnico Estadual do programa Primeira Infância Melhor (GTE/PIM) acerta detalhes da programação da VIII Semana do Bebê. Marcada para o período de 20 a 27 de novembro, terá o VII Seminário Internacional da Primeira Infância, Dia do Bebê e as novidades CineMaterna e Mil Mães Amamentando no Parque da Redenção. A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, enfatizou a importância do PIM:

- Este é um programa vitorioso, legitimado por uma lei estadual. Ninguém apaga uma história consagrada há oito anos e, quem sabe, que poderá se multiplicar.

Repleto de atrações, o Dia do Bebê (20 de novembro) será das 9h às 14h no parque da Redenção, em Porto Alegre. Na programação, shows, atividades circenses, personagens infantis, brincadeiras e apresentação de danças, além da já consagrada Passeata dos Bebês. Serão oferecidas ainda ginástica para gestantes, massagem em bebês, recreação e hora do conto. Entre os serviços à população, haverá o teste do dedinho, da orelhinha e de visão, verificação de pressão arterial, glicose, vacinas, cabeleireiro e confecção de carteira de identidade para crianças.

A equipe do PIM organiza o que é considerado "evento dentro do evento". Trata-se do Mil Mães Amamentando no Parque da Redenção, projeto iniciado pela organização do IX Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), em 2006, que conseguiu reunir 324 nutrizes no Cais do Porto de Porto Alegre no chamado Mil Mães Amamentando à Beira do Guaíba. A partir daquele ano, muitos Estados iniciaram uma competição saudável por uma boa causa, que é bater o recorde de mães amamentando em um mesmo local, no mesmo momento. O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê.

No dia 22, a organização prevê oferecer àquelas mães que nunca foram ao cinema a oportunidade de assistirem a um filme numa sessão marcada para as 14h30min. Em uma sala especialmente preparada no Bourbon Country, em Porto Alegre, será projetado o filme "Antes que o Mundo Acabe" para mães - selecionadas pelas prefeituras com o PIM implantado - com bebês de até 18 meses. Para garantir conforto aos pequenos, na sala haverá trocadores de fraldas, temperatura amena, som baixo e luzes acesas. O objetivo do CineMaterna é proporcionar a reintegração social das mães através da cultura.

O seminário deste ano tem como tema "Investindo na Primeira Infância: Realidade e Evidências" e será realizado no salão de atos da PUCRS nos dias 23 e 24. São aguardadas perto de 1.800 pessoas, que assistirão a palestras nacionais e internacionais sobre a primeira infância, investimentos, pesquisas e experiências exitosas, com as presenças de convidados considerados referência no tema desenvolvimento infantil. As inscrições, já abertas, devem ser feitas no www.pim.saude.rs.gov.br.

O PIM foi implantado em 7 de abril de 2003 frente à urgência de atendimento integral às necessidades essenciais da criança em seus primeiros anos de vida. É inspirado em modelos internacionais, como o programa cubano "Educa a tu Hijo", do Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Preescolar (Celep), adaptado à realidade gaúcha. Desde então, o PIM é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com vários setores do governo, em especial as secretarias de Estado da Educação, da Cultura e da Justiça e Desenvolvimento Social.

Em 3 de julho de 2006, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa a Lei 12.544, instituindo o PIM como política pública pioneira no Estado do RS.


Autor: Imprensa
Fonte: Secretaria da Saúde do RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581