De 25 a 28 de maio de 2011
VII Jornada Científica do Curso de Medicina
VII Workshop de Produção Científica do 1o Ano do Curso de Medicina
II Encontro de Ex-Alunos
Tema
Novas abordagens para antigos desafios
Apresentação
A medicina é uma ciência em evolução rápida e constante. Muitas informações novas e novos tratamentos surgem a cada dia. Por isso é necessário que o profissional médico esteja em constante busca de conhecimento e de atualização, tanto técnica como científica. A pesquisa faz parte do cotidiano e do aprimoramento do médico. Em virtude disto, com este evento oportuniza-se a aproximação das novidades técnico-científicas com a comunidade médica proporcionando evolução e crescimento da área de atendimento médico na região e incentiva-se a pesquisa e a iniciação científica.
Objetivos
•Promover atualização e aprimoramento técnico-científico;
•Incentivar a pesquisa e a iniciação científica;
•Promover a difusão do conhecimento das diversas áreas contempladas;
•Proporcionar discussões entre os participantes;
•Promover o encontro de ex-alunos.
Público-alvo
Médicos, médicos residentes, médicos egressos da Unesc (ex-alunos) e acadêmicos de medicina.
Normas de Trabalhos:
•Todos os trabalhos selecionados serão apresentados sob a forma de Pôster e ficarão à mostra durante o dia do evento, e alguns trabalhos serão selecionados para apresentação oral.
•O autor deve inscrever o resumo em uma das seguintes áreas: Jornada, Workshop 1º Ano, Encontro Ex-Alunos.
•Formatação do resumo: Arial, 10 pts, modo justificado, espaçamento simples entre linhas.
•Número máximo de palavras: 300.
•Título: em negrito e letras maiúsculas.
•Autores: o nome dos autores deve ser seguido pela identificação do Laboratório/Departamento, Instituição e Estado onde o trabalho foi realizado. Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, o autor deve padronizar seu nome e sobrenome em todos os resumos em que for autor ou co-autor.
•O resumo deverá ser enviado em formato.doc, anexado ao formulário eletrônico.
•O resumo deve expor os objetivos do estudo, descrevendo sucintamente os métodos utilizados, resultados e conclusões obtidas. Abreviações e referências devem ser evitadas.
•O resumo deverá ser conciso. Não poderá conter gráficos, figuras, fotos, tabelas ou referências bibliográficas. Ao final, indicar as fontes financiadoras, se houver.
•Descrever o resumo, atendendo a seguinte estrutura:
-Introdução;
-Objetivo;
-Metodologia;
-Resultados;
-Conclusões.
•O resumo deverá ser apresentado em português.
•Todos os trabalhos selecionados serão apresentados sob a forma de Pôster e ficarão à mostra durante o dia do evento. A seleção dos trabalhos para a apresentação oral será realizada através da avaliação da comissão científica.
•Os três melhores trabalhos de cada área serão premiados pela comissão científica. O tipo de premiação será divulgado oportunamente. A premiação será entregue ao primeiro autor do trabalho.
Formato do Pôster Exposto
•Os pôsteres devem ter 100 cm de altura e 90 cm de largura.
•O tamanho da letra deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros. Sugere-se que seja usada letra de fácil leitura, tipo Arial, tamanho: 30.
Sugere-se também que os textos sejam curtos, em espaço duplo, utilizando-se tabelas e gráficos sempre que possível.
•Modelo do Pôster
Observações
•Será fornecido 1 (um) certificado do resumo apresentado ao primeiro autor, com o nome de todos participantes.
•Casos de dúvidas serão resolvidos pela comissão avaliadora.
Condições para a inscrição de resumos:
-O resumo poderá ser submetido somente pelo Sistema Conftool.
-A inscrição no evento deverá ser realizada no CA do Curso de Medicina.
-Cada inscrição permite o envio de, no máximo “dois” trabalhos, do qual o indivíduo deverá ser obrigatoriamente autor ou co-autor. Um único indivíduo poderá ser co-autor de mais de dois trabalhos desde que esses resumos tenham sido inscritos sob o nome de outros autores.
Modelos
Inscrições
1. Período
Envio de resumos: de 15 de fevereiro a 11 de abril de 2011.
Inscrições (participante/ouvinte): até o dia 23 de maio de 2011 direto no CA de Medicina, sala 18 do Bloco S, UNESC.
2. Taxa de Inscrição
Até 09/05/2011
-Acadêmico de Medicina: R$ 30,00
-Professor/ Médico: R$ 50,00
Após 09/05/2011
-Acadêmico de Medicina: R$ 40,00
-Professor / Médico: R$ 60,00
3. Instruções para Envio de Resumos
•Passo 1 - Acessar o Sistema de Inscrição.
-Novo usuário:
Acessar link "criar nova conta de acesso".
Informar dados de cadastro.
-Usuário registrado:
Informar seu login (nome do usuário) e senha de acesso. Caso você não lembre da sua senha, acesse o link "esqueceu sua senha?" e ela será enviada por e-mail.
•Passo 2 - Pagamento da Taxa de Inscrição
Após submeter seu trabalho, compareça no CA de Medicina da UNESC para efetuar o pagamento da taxa. Caso contrário seu trabalho será excluído.
Organização
Curso de Medicina
Professores:
•Profª. MSc. Leda Soares Brandão Garcia
•Profª. Dra. Maria Inês da Rosa
•Profª. MSc. Maria Lucia de Oliveira Carlos Snoeyer
•Profª. MSc. Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões
•Profª. MSc. Sandra Aparecida Manenti
Funcionários:
•Esp. Giovana Fátima da Silva Soares
•Ana Cláudia Nuernberg Denski
Acadêmicos:
•Vitor Machado Benincá
Apoio
-Centro Acadêmico Sérgio Alice
-Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde (UNASAU)
-Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)