.
 
 
Curso capacita profissionais para o tratamento da dependência química
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/01/2011

Curso capacita profissionais para o tratamento da dependência química

A pesquisa em relação ao tratamento também evoluiu e hoje existem novos métodos com amparo científico para tratar a doença

Religião, grupos de auto-ajuda, fazendas. Estes recursos, embora com raízes no início do século passado, foram e ainda são amplamente utilizados para tratamento da dependência quimica. Porém, de lá para cá o mundo mudou e as drogas estão muito mais destruidoras, o que torna determinados modelos pouco eficientes. A pesquisa em relação ao tratamento também evoluiu e hoje existem novos métodos com amparo científico para  tratar a doença. O mais eficaz, de acordo com as principais instituições de tratamento do Brasil, é a Terapia Cognitivo-Comportamental. Para qualificar profissionais do setor, a Divisão de Ensino da Clínica Terapêutica Viva está formando nova turma para o curso de TCC para profisisonais.

TCC: melhores resultados no tratamento da dependência química

A Terapia Cognitivo-Comportamental aplicada à dependência química é um processo em que o paciente, orientado por profissionais, reestrutura áreas emocionais e sociais que afetam seu dia-a-dia, além e situações específicas. O foco principal da TCC é identificar como as drogas interferem na vida do paciente, e ajudá-lo a entender o problema e a desenvolver estratégias para lidar com ele.

“Não é uma solução milagrosa, mas sim um conjunto de técnicas científicas e aprofundadas que ajudam o paciente a interpretar a si e ao mundo ao seu redor, mostrando a ele que é possível viver sem drogas”, diz a psicóloga Sonia Regina Paes Breda, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental que atua no tratamento da dependência química na Clínica Viva.

A partir do momento em que adotou a Terapia Cognitivo Comportamental, a Clínica Viva, cujos profissionais atuam no tratamento da dependência química há mais de 10 anos, conseguiu reduzir substancialmente o número de recaídas com esta abordagem. “Hoje, de cerca de 90 pacientes, cerca de 75% permanecem em abstinência após o primeiro ano. Um dado importante, uma vez que a média no segmento é de apenas 30% de recuperação”, diz Cláudia Soares, da Unidade de Piedade, onde concentram-se pacientes internados involuntariamente, a maioria pelo uso de crack.

Qualificação do setor

Para contribuir para a qualidade profissional na rede de atenção à dependência química, a Divisão de Ensino da Clínica Terapêutica Viva conta com uma parceria com as Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT), para a promoção de cursos de capacitação profissional e técnicos.

A parceria começa 2011 com a abertura de novas turmas para o curso de Terapia Cognitivo-Comportamental. Em seu segundo ano, o curso já capacitou profissionais de vários estados brasileiros, que atuam ou pretendem atuar no setor.

O curso é voltado principalmente para psicólogos, médicos, psiquiatras e outros profissionais da área da saúde com prática clínica que já atuam ou pretendem atuar no tratamento da dependência química.

Sistema de imersão

O curso é oferecido em sistema de imersão, pelo qual os alunos ficam concentrados durante um fim de semana por mês, hospedados no mesmo local ou próximos onde são realizadas as aulas, facilitando o aprendizado e otimizando tempo e custo.

Não é necessário perdir dia útil, de trabalho ou estudo, para realizar o curso, o que facilita a participação de profissionais que já atuam na área ou que seriam impedidos pelo trabalho.

As aulas são dinâmicas e contam com rico conteúdo teórico, o que garante maior produtividade e favorece a concentração.

Curso de Terapia Cognitivo Comportamental
Quatro módulos, de março a junho (um fim de semana por mês).

Inscrições pela internet:
www.ctviva.com.br/cursos

Investimento
R$ 1.190,00 (à vista com desconto ou parcelado em até seis vezes).

Autor: Redação
Fonte: Grupo Viva

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581