.
 
 
Unifesp coordena residência médica no Tocantins
 
Educa��o
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/01/2011

Unifesp coordena residência médica no Tocantins

São 24 vagas para Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia-Obstetrícia, Medicina da Família, Pediatria e Psiquiatria

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) coordenará o primeiro programa de residência médica profissional do estado do Tocantins, criado em 1988. A iniciativa faz parte do programa Pró-Residência em Saúde, promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é prover a educação na área de Saúde em áreas estratégicas de regiões específicas.

O programa em Tocantins, com início das atividades em fevereiro, tem o objetivo de estruturar um modelo de residência médica semelhante ao desenvolvido na Unifesp. No total são 24 vagas distribuídas da seguinte maneira: Clínica Médica (06), Cirurgia Geral (02), Ginecologia-Obstetrícia (04), Medicina da Família e Comunidade (05), Pediatria (06) e Psiquiatria (1).

"Estimativas indicam que aproximadamente 30% dos residentes retornam aos seus locais de origem após a residência médica. Assim, é fundamental que se tenha mecanismos e oportunidades de treinar os médicos em suas regiões para que permaneçam nestas localidades e contribuam com a melhoria do sistema de saúde local, inclusive com o fortalecimento da rede de profissionais da área da Saúde", disse o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Unifesp, Gilmar Fernandes do Prado, em comunicado.

De acordo com ele, a região de Palmas reúne excelentes condições para a formação médica. O processo seletivo está sendo conduzido pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), coordenada pelo professor Dr. Leonardo Baldaçara, que preside a Universidade Federal de Tocantins (Coreme da UFT).

O programa terá módulos de treinamento à distância com videoconferências e estudos de casos clínicos, além de aulas presenciais com o intercâmbio de residentes e docentes entre São Paulo e Palmas.

Os campos de estágio e cenários de prática serão o campus da UFT, Hospital Geral de Palmas, Hospital Infantil de Palmas, Hospital Dona Regina, Unidades de Pronto Atendimento, Ambulatório de Especialidades, Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Atenção à Saúde da Família.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo site da Copese.

Autor: Redação
Fonte: Saúde Business Web

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581