.
 
 
Doar plaquetas pode salvar vidas
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/02/2011

Doar plaquetas pode salvar vidas

Tão fácil quanto doar sangue, mas desconhecido por grande parte da população, a doação de plaquetas é importante para casos de sangramento excessivo

O processo de doação de sangue é bastante conhecido pela sociedade. Entretanto, muitos não sabem que também é possível doar apenas plaquetas. Estas são fragmentos de células presentes no sangue e responsáveis pela coagulação, evitando assim uma hemorragia no organismo.

O sistema sanguíneo contém uma grande quantidade de plaquetas, portanto, a doação não é prejudicial, principalmente porque são recompostas rapidamente pelo organismo. A coleta é realizada por aférese (o sangue do doador é retirado de uma veia do braço passando por um equipamento que retém parte das plaquetas e devolve o restante do sangue e suas células à veia do outro braço). O procedimento é realizado em 90 minutos, aproximadamente.

A transfusão de plaquetas é muito importante para os pacientes que sangram excessivamente por causa de leucemias, aplasia de medula óssea, quimioterapia, radioterapia, etc. Essas pessoas apresentam um sangramento sério por não produzirem plaquetas suficientes devido aos tipos de medicamentos e debilidade do organismo. Aqueles que receberam o transplante de medula óssea, por exemplo, necessitam de muitas transfusões.

Doar plaquetas, assim como doar sangue é um ato voluntário de solidariedade e de responsabilidade social. Se cada cidadão com boas condições de saúde tomasse a decisão de se tornar doador, os hemocentros não passariam por nenhuma dificuldade.

Autor: Priscila Pacheco
Fonte: Marsi

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602