.
 
 
Fragilidade emocional na gravidez
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/04/2009

Fragilidade emocional na gravidez

Veja o que diz um especialista no assunto

A gravidez, como sabemos, é um período muito aguardado por muitas mulheres. Contudo, é de conhecimento geral que alguns cuidados são necessários. Dentre esses cuidados, rotinas médicas, acompanhamento pré-natal, exames e uma série de outros compromissos acompanham o período gestacional. Um aspecto que também perpassa a gravidez diz respeito a saúde psíquica da mulher.
 
Dessa maneira, o SIS.Saúde entrou em contato com uma especialista em comportamento humano. A psicóloga Érica Hüttner Halty comenta sobre esta fase. Acompanhe:
 
"Ainda que a gravidez seja um momento muito bonito e que traga sentimentos fortes de felicidade, beleza e plenitude, a mulher também passa por momentos de fragilidade emocional durante esse período. Estas transformações são o resultado das mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher grávida, além da debilidade física, visto que sua energia está dividida entre ela mesma e o feto (como as vitaminas que são compartilhadas, por exemplo). Também existem os fatores psicológicos que influenciam no estado emocional.
 
Quando a mulher está em sua primeira gestação, esses sintomas se manifestam fortemente, pois haverá toda uma transição em sua vida e este fato é ansiogênico, pois a responsabilidade de tornar-se mãe é grande. Será necessária uma adaptação de sua vida pessoal e conjugal ao novo ser que está por vir. Este fato leva a grávida a ter sentimentos de insegurança, tristeza, medo e ansiedade. Esta situação vai exigir que seu companheiro, família e amigos lhe prestem apoio, dêem atenção e ainda que ajudem a grávida a fazer exercícios leves e a manter uma alimentação saudável, buscando o equilíbrio.
 
Também existem casos que essa fragilidade emocional é muito intensa e aí é interessante buscar ajuda de um profissional da área da psicologia para fornecer um apoio, um entendimento, aceitação e melhora desse estado e, assim, permitir que a mulher tenha uma gravidez mais tranquila e esteja bem preparada para o momento do nascimento de seu filho".
 
Érica Hüttner Halty
Psicóloga
CRP: 07-17793.

Autor: Guilherme Wendt - Equipe SIS.Saúde
Fonte:

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581