.
 
 
Departamento das Clínicas de Ortopedia do Sindihospa
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/06/2012

Departamento das Clínicas de Ortopedia do Sindihospa

Entrevista com Dr. Luiz Anicet, responsável pela condução do acordo com a Unimed

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), por meio do Departamento das Clínicas de Ortopedias, firmou, no mês passado, um acordo com a Unimed, líder no segmento de saúde suplementar no Estado do Rio Grande do Sul, para a melhoria dos valores repassados aos profissionais e clínicas credenciadas. Em razão da magnitude do acordo, o Portal SIS.Saúde, pioneiro na divulgação de fatos relacionados ao segmento assistencial no Estado, conversou com o médico responsável pelo Comitê de Ortopedias do Sindihospa sobre o acordo, Dr. Luiz Anicet.

Confira os principais destaques da entrevista.

SIS.Saúde: Dr. Anicet, comente acerca do panorama até então vigente em relação à relação comercial estabelecida entre as clínicas de ortopedia e a Unimed.

Anicet: A relação comercial das Clínicas de Ortopedia era deficitária com a Unimed, uma vez que recebíamos pelo RX com deflator de 48% sobre a CBHPM, valor acordado com a Sociedade de Radiolgia. Neste acordo a ecografia, a tomografia e a ressonância magnética, exames com maior rentabilidade, o deflator era na ordem de 20%. Assim, argumentamos que, como não realizamos este exames, esta tabela era inviável. Pelo acordo, as Clinicas de Ortopedia passaram a receber, nos exames de RX do esqueleto, com deflator de 20%.

Ademais, nos pacientes com mais de um traumatismo, o material utilizado no 2º procedimento era remunerado em 50%. Neste acordo firmado através do Comitê, o valor passou para 70%, o que, em nossa visão, é ainda insuficiente. Do mesmo modo, no caso das infiltrações com uso de imobilização gessada, recebíamos o valor de R$ 2,00, o que não cobria o custo do material. Pelo protocolo acertado, passamos a receber R$ 9,72 e mais INPC. Cabe ainda ressaltar que foi acordado que nos atendimento de pós-operatório, até o 15º dia, não ocorria o pagamento da consulta através do CBHPM e também os materiais e procedimentos efetuados, como troca de tala, punção e curativos. Agora, pelo protocolo, só não pagará a consulta neste período.

Ademais, as trocas de tala gessada e aparelhos gessado tinham críterios equivocados estabelecidos pela Unimed. Pelo novo protocolo, compete ao ortopedista determinar o prazo de imobilização necessário ao tratamento do paciente.

Outro fato que merece destaque é que as autorizações para o Unifácil passaram a ter os mesmos críterios dos demais planos.

SIS.Saúde: Dr. Anicet, destaque os detalhes operacionais condizentes à celebração do termo.

Anicet: A negociação levou aproximadamente um ano, onde conseguimos levantar os dados das Clínicas em reuniões no Sindihospa, e foi também onde recebi a indicação para negociar com o Dr. Paulo Soares, representante da Unimed.

SIS.Saúde: Dr. Anicet, em sua avaliação, quais os avanços relativos à celebração deste termo.

Anicet: Creio que houve avanço na relação das Clinicas e dos ortopedistas que atuam nas emergências com a Unimed, melhorando os trâmites burocráticos. Nas Clínicas, houve melhora da remuneração, porém ainda encontra-se abaixo dos demais convênios. Os pacientes da Unimed sempre tiveram dos ortopedistas e nas Clínicas atendimento correto, sem envolvimento com as questões comerciais.

Todavia, há um fato novo e preocupante para as Clínicas de Ortopedia. A Unimed esta implantando a Validação Biométrica para SADT, exames e medicamentos. Isto significa que, após o atendimento na emergência, o paciente retorna à recepção, onde deve ser feito todo o faturamento daquele atendimento. Esta norma é impossível de ser implementada devido ao custo que representa, a capacidade física da recepção, a demanda da urgência que não pode ser agendada e a instabilidade do portal da Unimed. A recepção passa atender duas vezes o mesmo paciente, bloqueando o acesso das novas urgências, onerando as Clínicas, retardando o atendimento e, certamente, criando uma fonte de atrito pela demora da liberação dos pacientes, ônus este que é do prestador e do paciente e não da Unimed.

SIS.Saúde: Dr. Anicet, tendo em vista o sucesso de tal negociata, há perspectiva de ampliação para outras operadoras de saúde suplementar?

Anicet: Mantivemos negociações com a AMA, Sul América, Golden Cross e o IPE deverá ser contatado. Assim que novas informações estiverem disponíveis, o Departamento das Clínicas de Ortopedia do Sindihospa será contatado.

Informações prestadas por Dr. Luiz Anicet sócio do Instituto de Ortopedia Gravataí. 


Autor: Redação
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581